quinta-feira, 15 de maio de 2008

Com 1º tempo fulminante, São Paulo sai na frente no duelo brasileiro da Libertadores

Após sete meses e meio de sagrar-se pentacampeão brasileiro, o São Paulo voltou a atuar como tal. Com um 1º tempo que nada lembrou as atuações pífias de 2008 e muito lembrou o time aguerrido que foi campeão do torneio intercontinental em 2005, o tricolor paulista venceu o Fluminense por 1 a 0 na noite dessa quarta-feira.

Parece que finalmente os jogadores e torcedores assimilaram que o São Paulo está próximo de chegar à nona semifinal - em 13 participações - de Copa Libertadores. Com 61.593 pagantes, os são-paulinos estabeleceram a maior marca de público em estádios paulistas neste ano. Dentro das quatro linhas, Muricy realizou mudanças na forma em que vinha escalando o time na Libertadores. Jancarlos, que jogou contra o Grêmio no sábado, foi mantido na lateral-direita (Éder atuou na posição nos jogos anteriores), Éder Luís foi sacado e o meio-campo foi formado por Fábio Santos, Hugo e Hernanes.

Do lado carioca, Renato Gaúcho não foi tão defensivo a ponto de escalar o time só com Washington no ataque (Dodô fez companhia ao centroavante), mas também não chegou à ousadia de colocar os meias Thiago Neves e Conga juntos - o argentino foi barrado. Arouca completou o meio-campo.

No primeiro tempo, o que se viu foi o São Paulo brigador anulando completamente o Fluminense técnico - como definiram os técnicos das equipes. Em noite inspirada, Adriano conseguia se desvincilhar facilmente da zaga adversária e fazia as vezes de um clássico camisa 10, armando jogadas.

Mas engana-se quem pensa que o faro de artilheiro foi esquecido. Visivelmente inseguro, Fernando Henrique não teve a terceira 'falha' - em menos de 15 minutos - perdoada pelo atacante. Aos 20min, o 'Adriano armador' lançou Dagoberto, que chutou cruzado bola rápida mas aparentemente tranquila. O goleiro das Laranjeiras espalmou para o centro da área e o 'Adriano centroavante' só rolou para abrir o marcador.

Depois do tento, o tricolor paulista diminuiu um pouco o ritmo avassalador, mas ainda teve uma grande chance de ampliar o marcador em outra jogada de Adriano. Após receber lançamento, o Imperador deixou Dagoberto na cara do gol, mas o atacante finalizou em cima de Roger. Na segunda etapa, Dagoberto ainda perderia outra oportunidade ainda mais clara após passe de Fábio Santos.

O Fluminense, beneficiado pelo recuo são-paulino, conseguia equilibrar as ações aos poucos. A movimentação ofensiva do time carioca melhorou bastante após Conca substituir Thiago Neves, que saiu bastante irritado e abandonou o estádio separado do elenco. Ambos os tricolores tiveram uma chance cada para mudar o placar, mas nenhum gol foi marcado.

O confronto, completamente aberto, será decidio na próxima quarta-feira, no Maracanã. Qualquer empate e uma derrota por um gol de diferença, desde que marque gol, carimba o passaporte são-paulino às semifinais. O Flu precisa ganhar por dois gols de vantagens para chegar à inédita semifinal. Placar de 1 a 0 para o time carioca leva a decisão aos pênaltis.

Notas dos jogadores

São Paulo

Rogério Ceni 5,5 - Tranquilo, apareceu bem quando exigido. Entretanto, continuar a dar mostras de insegurança que podem prejudicar o time.
Miranda 6,5 - É até cansativo comentar as atuações deste zagueiro. Frio, técnico e preciso, foi mais uma vez absoluto na marcação.
Alex Silva 6,0 - Reforço fundamental para a segunda fase. Aos poucos adquire a melhor forma física e técnica e, 100%, é um baita zagueiro.
Zé Luís 6,5 - Impressionante a fase que atravessa. Joga bem na lateral, no meio, na zaga... Não perdeu uma dividida neste jogo.
Jancarlos 6,5 - Estréia na Libertadores pelo São Paulo muito boa. Firme na marcação, não se intimidou e subiu bem ao ataque.
Fábio Santos 7,0 - Melhor partida feita no São Paulo. Um leão na marcação e, surpreendentemente, com lealdade.
Hernanes 4,5 - Jogador mais regular do time, foi o pior da noite. Não conseguiu assimiliar a nova função, foi regular na marcação e muito mal na armação.
Hugo 6,5 - Um outro Hugo entrou em campo. Com raça e disposição, o meia foi importantíssimo taticamente, marcou e subiu bem ao ataque. Lembrou os bons jogos de Danilo.
Richarlyson 7,0 - Muita raça, vontade e força física. Parece que reencontrou o melhor futebol que faz jus às convocações recebidas.
Dagoberto 6,0 - Fez uma baita partida, com muita disposição e habilidade. Mas perdeu dois gols com o gol aberto que podem fazer falta na classificação. Após levar amarelo, foi substituído por Aloísio (sem nota), que foi mal no pouco tempo que jogou.
Adriano 8,5 - Parece que o Imperador voltou. Se continuar com essa força (arremessou o zagueiro Roger longe em disputa de bola), inteligência (passes precisos como dois lançamentos para Dagoberto), oportunismo e vontade, recupera a camisa 9 do Brasil rapidamente.


Fluminense

Fernando Henrique
4,5 - Se o Rogério Ceni passa alguma insegurança, FH é a falta de segurança em pessoa. Quase leva um frango no começo do jogo.
Gabriel 5,5 - Evoluiu na marcação, mas o gol foi fruto de jogada realizada em suas costas. Não foi muito bem na ataque, seu ponto forte.
Luiz Alberto 7,0 - Se não foi muito seguro no primeiro tempo, fez uma segunda etapa impecável. Ganhou a maioria das disputas com um Adriano inspirado.
Roger 6,5 - Muito tranquilo, tem posicionamento preciso. Salvou gol certo de Dagoberto.
Júnior César 6,5 - Um dos melhores laterais-esquerdo do Brasil. Consegue ser eficiente na defesa e envolvente no ataque.
Ygor 5,5 - Começou muito nervoso e assustado. Com o andamento da partida, conseguiu se recuperar e cresceu no jogo.
Arouca 6,0 - Conseguiu fazer a marcação com precisão e foi um dos únicos que realizaram a saída de bola do lado carioca.
Cícero 5,5 - Não chegou a jogar mal, mas era esperada uma atuação mais primorosa. Praticamente não apareceu no ataque.
Thiago Neves 4,0 - Lamentável. Tem atitudes vergonhosas - desde o episódio com o Palmeiras. Foi completamente anulado e ainda protagonizou 'showzinho' que pode prejudicar o ambiente do time. Substituído corretamente por Darío Conca (7,5), que fez uma partida excepcional. Envolveu todo o sistema defensivo do São Paulo e não marcou o seu por pouco.
Washington 5,0 - Difícil lembrar algum lance em que participou. Dá muitas declarações desagradáveis culpando o time pela atuação apagada. Devia procurar mais o jogo.
Dodô 4,5 - Fora de ritmo, conseguiu ser pior que o companheiro de ataque. Em 90 minutos, única coisa que conseguiu foi uma falta na intermediária.

Imagem: Eduardo Knapp (Folha Imagem)



Thiago Ricci

Nenhum comentário: