sexta-feira, 2 de maio de 2008

Disputas acirradas marcam a 2ª etapa da Copa Oeste Retimac de Motocross

A emoção foi o ponto forte na 2ª Etapa da Copa Oeste Retimac de Motocross que ocorreu nos dias 26 e 27 de abril na cidade de Três Marias. A prova aconteceu no motódromo Doce Mar de Minas com uma estrutura excelente, tanto para pilotos como para o público. Foram montados um camarote para patrocinadores e duas arquibancadas para o público, que esteve presente em massa e deu um verdadeiro show. A pista, que tem um visual incrível, onde se vê a represa de Três Marias, estava toda gradeada e hidratada, o que fez com que a competição se tornasse mais emocionante ainda.

Categoria Local

A Categoria possui uma fórmula diferente na Copa Oeste. Ela não é composta apenas por pilotos da cidade que ocorre o evento, mas também agrega participantes de todos os municípios que serão sedes da Copa Oeste este ano. Já na largada, muita emoção e muitas quedas. Durval Rosa largou na ponta, mas perdeu posições para Caio Diniz e Maurício Silva. Na briga pela primeira posição Maurício levou a melhor sobre Caio, que terminou em segundo lugar. Durval ficou na terceira colocação, seguido por José Oliveira, o Avestruz de Três Marias, e Marcílio Moreira, que terminaram na quarta e quinta posições, respectivamente.

Categoria Máster

Já na largada, muita disputa. Robson Morato largou na frente, seguido por Wilson Lambari e Dário de Oliveira Júnior, o Darinho, que pressionou e assumiu a ponta. Darinho deu um show na pista com saltos incríveis e um ritmo muito forte, o suficiente para vencer a categoria. Lambari ficou com a segunda colocação. Morato terminou em terceiro, seguido por André Leal em quarto e Gilson Alves no quinto posto. A Máster foi muito disputada e deixou claro que será uma categoria que terá definição só na ultima etapa.

Categoria 85cc


Nesta categoria, uma surpresa. Na largada, Gustavo Lima, o Gustavinho, que muitos achavam que estaria na 85cc só para ganhar experiência, largou na ponta e andou como se estivesse na disputa da final. O piloto venceu a prova e deixou uma interrogação: Será que o Gustavinho vem pra ser campeão? Luis Miranda, o Lôro, que é favorito ao título terminou em segundo. Tauane, que deu show no ano passado, não largou muito bem e não conseguiu se aproximar dos dois primeiros, terminando na terceira colocação. Filipe Gonçalves, que também não teve um bom começo finalizou no quarto posto seguido por Wildemberg Carvalho, de Três Marias, que também levantou o público presente. A 85cc deu mostras de que a disputa esse ano vai ser mais forte do que se pensava.

Categoria Nacional


A categoria Nacional marcou a volta de Tuniquinho Miranda. O piloto, que não largou bem, venceu a prova faltando poucos metros para o final da disputa. Ele ficou lado a lado de Thiago Martins, mas como fez curva por dentro, venceu a categoria. Thiago, que durante a prova travou grandes duelos com Roncalli Costa ficou com o segundo lugar. Roncalli terminou em quarto, seguido por Everaldo, que largou na ponta, mas perdeu preciosas posições no decorrer da prova.

50cc

A 50cc teve show de João Vitor Xavier Sales, o Dedeirinha, que já na largada, disparou na ponta e não a perdeu mais. Eduardo Augusto, também andou tranqüilo na segunda colocação e se manteve até o final. Já na terceira posição, a história foi outra. Gabriel Morais, então tranqüilo na posição, viu Tiago Tadeu se aproximar a cada volta. Pressionado, Gabriel caiu e Tiago assumiu a terceira colocação. Gabriel teve que se contentar com o quarto lugar.

MX2

Tuniquinho e Darinho, que disputaram as categorias Máster e Nacional, respectivamente deixaram a MX2 com mais emoção. Darinho fez uma largada espetacular e foi seguido por seu irmão André Leal. Tuniquinho largou em terceiro, mas depois de poucas voltas já era o líder da prova. Tuniquinho abriu uma diferença considerável e depois só administrou até o final para vencer mais uma. Darinho andou muito forte e terminou na segunda colocação. André Leal, que foi muito pressionado por Guilherme Rabelo, ficou em terceiro. Guilherme ficou com o quarto posto, seguido por André Barros, que se recuperou durante a prova, já que não fez uma boa largada.

65cc

A 65cc também foi quente. Na largada, Gustavo Lima, que já havia dado show na 85cc, disparou na frente com um ritmo muito forte e não foi alcançado por mais ninguém. Na segunda colocação, também dando show, ficou Filipe Gonçalves. Em terceiro e sem muito trabalho, Rodriguinho Chulipinha,seguido por Felipe Oliveira em quarto. Na quinta colocação, Arthur Bruno, o Meio Kilo, que havia caído na largada, conseguiu se recuperar e mostrou que está disposto a dar trabalho esse ano.

Intermediária

Na intermediária, o número grande pilotos dava mostras de que a disputa seria grande. As trocas de posições foram muitas e a categoria só foi definida na ultima volta. Everaldo Fonseca teve que utilizar a sua experiência sobre Geovane Fernandes, para terminar a prova na liderança. Após algumas quedas na pista, Geovane terminou na segunda colocação, seguido por Nelson Veloso, que terminou em terceiro. Gilson Alves mesclou sorte e competência. Ele largou muito mal e teve problemas com a moto. Entretanto, após a queda de alguns adversários diretos, terminou na quarta colocação, seguido por Adélio Caetano na quinta posição.

MX1

A categoria mais esperada do dia também foi emocionante. Novamente Darinho e Tuniquinho travaram um duelo particular. Na briga, Tuniquinho, que dava um show de manobras a cada salto, levou a melhor e venceu a prova. Darinho se manteve na segunda colocação com tranqüilidade e também mostrou seu repertório com vários “tortos”, realizados no salto de chegada. A terceira posição ficou com Robson Morato, seguido por Leandro Douglas e Edson Veloso, o Roska, que perdeu preciosas posições no decorrer da prova.

Estreantes

A estreantes também teve briga acirrada. Joaquim Teodoro, o Juninho, andou muito forte e venceu a prova, mostrando que é um dos favoritos desta categoria este ano. João Vitor, que perdeu a emocionante briga com Juninho, finalizou em segundo. Eduardo Basílio, que está voltando ao motocross, terminou em terceiro, após duelar com o piloto de Três Marias, Igor Zuconi, que terminou em quarto. Marciano Palhares terminou na quinta posição e fechou a prova.

Destaque

O destaque da prova foi Tuniquinho Miranda (foto), que venceu todas as categorias que disputou. O piloto deu show com a realização de manobras como duplo can can, heel Clicker e Cordoba. Além disso, Tuniquinho reascendeu a esperança de que Minas poderá ter novamente um piloto entre os cinco melhores do Brasil. O destaque, que ainda se recupera do acidente na disputa do Brasileiro de Supercross no ano passado, disputado em Barretos, já faz planos para competir o mesmo campeonato este ano.

Imagem: mascaryshow


Christian Mascary

Nenhum comentário: