sexta-feira, 23 de maio de 2008

Santos vence pelo placar mínimo e dá adeus ao sonho do tri na Libertadores

Não deu para o Peixe. Precisando tirar uma diferença de dois gols, o Santos venceu o América-MEX apenas por 1 a 0, nesta quinta-feira, na Vila Belmiro e se despediu do sonho do tricampeonato da Libertadores. A equipe mexicana, que nas oitavas eliminou o Flamengo de forma heróica, enfrenta nas semifinais a LDU, do Equador.

Emerson Leão (foto) escalou uma equipe ofensiva para enfrentar os mexicanos. Para tentar reverter a desvantagem, o Peixe entrou em campo com três atacantes:Wésley, Kléber e Lima. Além disso, o treinador santista contou com retorno do zagueiro Marcelo, recuperado de lesão muscular na coxa direita, o que possibilitou a escalação de Betão na lateral-direita. O América, por sua vez, atuou com uma retranca incrível, apostando nos contra-ataques puxados por Cabañas e Esqueda.

Diante de uma defensiva muito forte, o Santos abusava de cruzamentos e de arremates de fora da área. No entanto, a equipe mexicana conta com um goleiro que vive uma excelente fase. Guillermo Ochoa deu mostras de elasticidade, principalmente em chutes de Rodrigo Souto e Molina.

Na volta do intervalo, Leão promoveu a entrada de Trípodi, no lugar de Wésley, que parece ter sentido a importância da partida. Mesmo com suas limitações, Trípodi, deu mais movimentação ao ataque santista. Em um de seus lances, o argentino fez um belo lançamento para Kléber Pereira, que foi derrubado dentro da área, mas o árbitro uruguaio Jorge Larrionda ignorou, revoltando Emerson Leão.

O Peixe insistia em jogar pelos lados, mas Betão mostrava claramente que a lateral-direita não era a sua posição. Para dar mais qualidade ao setor, o treinador santista colocou Quiñones no lugar do improvisado Betão. E no primeiro lance, aos 17min, o equatoriano cruzou para Kleber Pereira marcar o gol do Peixe, renovando as esperanças dos torcedores.

A Vila Belmiro se transformou em um verdadeiro caldeirão, mas diante das deficiências ofensivas e da catimba mexicana, o Santos não conseguiu fazer mais gols, dando, desta forma adeus ao sonho do tricampeonato. Emerson Leão creditou a eliminação santista a arbitragem das quartas-de-final. No primeiro confronto, no México, o argentino Hectro Baldasi e seus auxiliares anularam gol legal de Kléber Pereira. No confronto desta quinta-feira, Jorge Larrionda não marcou pênalti sobre Kléber Pereira, o que para Leão foi um erro grotesco.

LDU elimina San Lorenzo nos pênaltis

Muita emoção em Quito. Depois de um empate de 1 a 1 (mesmo placar da partida de ida na Argentina), a LDU venceu o San Lorenzo nos pênaltis por 5 a 3 e se qualificou às semifinais da Libertadores. O experiente goleiro Jose Cevallos defendeu a penalidade de Aureliano Torres e se trasnformou no herói do triunfo equatoriano.

Confrontos das semifinais:

LDU (EQU x América (MEX)
Fluminense x Boca Juniors

Imagem: Reuters


Luciano Dias

Nenhum comentário: