sábado, 17 de maio de 2008

Sem brilho, Cruzeiro vence Fogão e segue 100% no Brasileiro

O Cruzeiro não teve uma boa atuação neste sábado, no Mineirão, mas foi o suficiente para derrotar o Botafogo por 1 a 0. Com o resultado, o time celeste chegou aos seis pontos, se mantendo com 100% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro. Além disso, a Raposa quebrou um tabu que perdurava por 18 anos. A equipe estrelada não vencia seus dois primeiro confrontos no Brasileirão desde 1990, quando derrotou Botafogo e Corinthians. O Fogão continua com três pontos, na zona intermediária da competição.

O Cruzeiro entrou em campo com dois desfalques: Charles, poupado, e Marcelo Moreno, suspenso, deram lugar a Marquinhos Paraná e Jonathas. Em contrapartida, o time teve as voltas de Wagner e do lateral-esquerdo Jadilson. Os atletas deram uma nova dinâmica ao setor esquerdo. Já o Botafogo entrou em campo com uma equipe mista, visando às semifinais da Copa do Brasil contra o Corinthians, na terça-feira. Destaques para o retorno do goleiro uruguaio Castillo e da estréia do armador Carlos Alberto. A equipe carioca entrou em campo com três zagueiros: Ferrero, Renato Silva e Édson.

A equipe estrelada dominou toda a partida, mas graças a grande atuação do arqueiro botafoguense, venceu apenas com o placar mínimo. Com uma intensa pressão no inicio do duelo, o Cruzeiro logrou o gol aos 13min. Leandro Guerreiro cometeu pênalti em Wagner na entrada da área e o árbitro Paulo Cesar de Oliveira (SP) marcou sem exitar. Guilherme foi o encarregado da cobrança, mandando no canto direito de Castillo. Após abrir o marcador, o time celeste diminuiu o ritmo, mas continuou criando as melhores chances, principalmente com Guilherme, que perdeu três oportunidades incríveis – ressalta-se os méritos de Castillo.

O Botafogo retornou para o segundo tempo com duas modificações que deixaram a equipe mais ofensiva. Cuca sacou os zagueiros Ferrero e Edson e promoveu as entradas do também defensor Bruno Costa e do armador Lúcio Flávio. Entretanto, aos 16min, Túlio Souza, improvisado na lateral direita, fez falta dura em Ramires e foi expulso (recebeu o segundo amarelo) sem questionamentos. Para recompor o setor, o treinador Botafoguense improvisou mais uma vez: o volante Abedí entrou na vaga de Carlos Alberto. Foi visível a falta de ritmo de jogo do armador e acima do peso teve apenas uma estréia discreta.

O Cruzeiro quase ampliou o placar aos 24min, mas Jonathas, sozinho, se atrapalhou ao tentar driblar Castillo. A partir do tento perdido, o embate ficou devendo em qualidade técnica. O Cruzeiro apostava em contra-ataques, enquanto o Fogão tinha esperanças com as “bolas paradas” de Lúcio Flávio. No entanto, as duas equipes foram infelizes nestas apostas.

O próximo compromisso da Raposa no Brasileirão será no próximo domingo, novamente no Mineirão, contra o Santos. Já o Botafogo disputará o clássico carioca contra o Vasco, também no domingo. Antes, o alvinegro receberá o Corinthians pela primeira partida da semifinal da Copa do Brasil, na terça-feira.

Reinaldo Alagoano é a nova esperança de gols

Antes da partida contra o Botafogo, a cúpula cruzeirense apresentou o atacante Reinaldo, de 22 anos, que estava no Corinthians Alagoano. De acordo com a assessoria de imprensa do Cruzeiro, o time alagoano recebeu R$ 1,2 milhão por 50% dos direitos econômicos do jogador. Este ano, Reinaldo marcou 15 gols, sendo 10 pelo Estadual e cinco pela Copa do Brasil.


Imagens: Marcelo Sant`Anna/EM


Luciano Dias

Nenhum comentário: