quinta-feira, 22 de maio de 2008

Estrela de Washington brilha e Tricolor carioca elimina o paulista

A emoção esteve presente nesta quarta-feira no Maracanã. No confronto de Tricolores, o Fluminense venceu o São Paulo por 3 a 1 e pela primeira vez se classificou para as semifinais da Libertadores. Em uma partida para quem tem um coração forte, brilhou aquele que há quatro anos sofreu com problemas cardíacos: Washington (foto). O coração valente marcou dois gols do Flu, sendo que o último foi feito nos acréscimos.

Mesmo necessitando de uma vitória, o Fluminense entrou em campo com apenas Washington no ataque. Entretanto, o centroavante tinha as aproximações de Conca e dos laterais, principalmente Júnior César pela esquerda. Pelo setor direito do São Paulo, o time das Laranjeiras criava as principais jogadas. O São Paulo, que entrou no tradicional 4-4-2, era encurralado pelos cariocas, não conseguindo criar seque uma jogada de perigo. O grande prejudicado foi Jancarlos, que sofreu na marcação, já que o Flu jogava em demasia pelo seu setor.

Os cariocas quase abriram o marcador aos 9min, com Cícero, mas Rogério Ceni fez boa intervenção. Mas três minutos depois, não teve jeito, começava a brilhar a estrela de Washington. Júnior César arriscou de fora da área, Zé Luis cortou para alto e, na seqüência da jogada, Cícero ganhou disputa de cabeça e Washington desviou livre dentro da área para vencer Rogério Ceni.

O tento sofrido, fez com que o São Paulo saísse para o jogo, mas o excesso de erros de passes e as péssimas apresentações de alguns jogadores, como Dagoberto, prejudicaram os paulistas. Já o Flu não continuou com o mesmo ímpeto inicial, mas em jogadas isoladas, principalmente com Conca, assustava os visitantes. Aos 38 minutos, o habilidoso argentino observou o Rogério Ceni adiantado e chutou de fora da área no travessão. Na sobra, Thiago Neves perdeu uma chance inacreditável ao cabecear para fora com Rogério Ceni caído.

Para tentar corrigir as dificuldades na marcação pelo setor direito, o técnico são-paulino, Muricy Ramalho, na volta para o segundo tempo, promoveu a entrada de Joílson no lugar do sobrecarregado Jancarlos. Já Renato Gaúcho, alterou o Fluminense apenas aos 9min da etapa complementar. O treinador deixou a equipe mais ofensiva ao tirar o volante Arouca e colocar o atacante Dodô. Muricy respondeu ao promover a entrada de Aloísio na vaga do apático Dagoberto. A principio, a alteração do São Paulo surtiu mais efeito, já que Adriano e Aloísio organizavam perigosas tabelas. A equipe paulista passou a dominar o meio-campo, encurralando o Flu na defesa.

A dupla ofensiva dos visitantes funcionou efetivamente aos 25min. Aloísio foi até a linha de fundo na esquerda e cruzou para a cabeçada certeira de Adriano, sem chances para Fernando Henrique. No entanto, a resposta do Fluminense veio com Dodô em seguida. Ele recebeu dentro da área e chutou fraco, mas contou com a ajuda de Rogério Ceni, que permitiu a passagem da bola no meio das suas pernas.

Neste contexto, a partida ficou emocionante e aberta. Para aumentar o sofrimento dos são-paulinos, Joilson foi expulso aos 39min, depois de puxar a camisa de Júnior César e receber o segundo cartão amarelo. Mas não teve jeito para os paulistas, e na base do abafa, o time carioca conseguiu a classificação. Nos acréscimos, após cobrança de escanteio, Washington ganhou disputa pelo alto com a zaga adversária e marcou o terceiro.

O Maracanã se transformou em um caldeirão de alegria, neste que foi o principal jogo da história do Fluminense. Já o São Paulo, que pelo segundo ano consecutivo é eliminado por uma equipe brasileira (ano passado o Grêmio foi o algoz), resta pensar no Brasileirão e na Sul-Americana, além de se contentar com uma provável saída do imperador Adriano.

Na próxima etapa, o Fluminense ainda espera o adversário, que será definido após o fim das quartas-de-final. Como o regulamento obriga times do mesmo país a se enfrentarem antes da decisão, independente da divisão das chaves, o time carioca pode enfrentar Boca Juniors, da Argentina, Santos ou até o América, do México.

Palermo cala o México e Boca avança

Se não pôde contar com a Bombonera na partida de ida, em Buenos Aires, o Boca Juniors fez valer a sua força fora de casa, no jogo de volta, no México, e garantiu a vaga nas semifinais da Copa Libertadores. Com três gols do artilheiro Martín Palermo (o último um golaço de cobertura), os argentinos venceram o Atlas, nesta quarta-feira, em pleno Jalisco, em Guadalajara, por 3 a 0. O time de Buenos Aires aguarda, agora, seu adversário e ele pode ser argentino, caso o San Lorenzo elimine a LDU, no Equador.

Imagem: Agência/EFE


Luciano Dias

Nenhum comentário: