segunda-feira, 26 de maio de 2008

Cruzeiro goleia Santos e assume liderança do Brasileirão

Pelé, Tostão, Pepe, Dirceu Lopes...Grandes craques e inesquecíveis confrontos marcaram a história de Cruzeiro e Santos, principalmente nas décadas de 60 e 70. Atualmente a realidade é diferente, já que nossos principais jogadores atuam fora do país. Mesmo com essa realidade, o duelo deste domingo, no Mineirão, foi pertinente aos belos jogos, com as duas equipes procurando os gols em todo momento. Melhor para o Cruzeiro, que inspirado, goleou o time santista por 4 a 0. De quebra, a equipe estrelada se consolidou na liderança isolada do Brasileirão, com 100% de aproveitamento.

A equipe celeste entrou em campo com a formação ideal (para Adilson Batista), sem a presença de Marcelo Moreno, que deve ser negociado ao futebol da Ucrânia. No lugar do boliviano, Adilson promoveu a estréia de Jajá - artilheiro do Campeonato Mineiro deste ano. O Santos, ainda abatido com a eliminação da Libertadores, atuou no 4-4-2, com a manutenção de Betão na lateral-direita.

O embate deste domingo foi muito movimentado, sendo que o primeiro tempo foi marcado por investidas de ambos os lados. O Cruzeiro abriu o placar aos 18min, com Guilherme, que de bico, arrematou belo lançamento de Jajá. O placar da etapa inicial poderia ter mais gols para os dois lados, mas Wágner, em duas ocasiões, Guilherme, em outras duas, perderam incríveis oportunidades. O Santos teve as suas chances, mas também pecou nas finalizações, principalmente Molina, que frente-a-frente com Fábio tentou encobri-lo, mas a bola saiu caprichosamente para a linha de fundo.

O colombiano nem voltou para o segundo tempo, entrando em seu lugar o atacante Wésley. A alteração, no entanto, fez com que o Peixe perdesse o meio-campo. O sobrecarregado Jadilson (o Santos atacava em demasia pelo seu setor) também deixou o campo no intervalo, dando lugar a Jonathan. Com a alteração, o polivalente Marquinhos Paraná atuou na lateral-esquerda, melhorando a marcação no setor. As modificações não tiraram o intenso ritmo do duelo, principalmente por parte da equipe mineira.

Chances continuaram sendo perdidas, fazendo de Fábio, do Cruzeiro, e Fábio Costa, do Santos, importantes figuras do jogo. De tanto insistir, a Raposa ampliou com Guilherme, aos 17min. O atacante recebeu belo passe de Jonathan, e dentro da área, cortou o zagueiro e colocou com categoria no canto direito do arqueiro santista. O terceiro tento saiu aos 24, com Wagner, que após rápida cobrança de falta, tocou na saída de Fábio Costa. Explorando os contra-ataques, Maicossuel, que entrara no lugar de Jajá (bela estréia), decretou o placar aos 35min.

Na partida de número 4.300 da história cruzeirense, um 8 a 4 não seria nenhum exagero, mas as grandes defesas dos goleiros e a displicência dos atacantes não permitiram o exagerado placar. O próximo confronto do Cruzeiro será o Coritiba, no próximo domingo, no estádio Couto Pereira, no Paraná. Já o Santos promove contra o São Paulo o clássico San-São, na Vila Belmiro.

Ipatinga conquista seu primeiro ponto na Série A

Goiás e Ipatinga fizeram no Serra Dourada uma partida condizente a atual situação das duas equipes. Em jogo de baixo nível técnico e muitos erros de passes, a equipe esmeraldina empatou com o Tigre por 1 a 1. Paulo Baier de falta, logo aos 5min, abriu o placar para os donos da casa. Mas, com a expulsão de Júlio César e Paulo Henrique, o time goiano cedeu o empate ao Ipatinga no segundo tempo, com gol de Neto Baiano.

Os dois times seguem sem vencer no Brasileirão. O Goiás, com 2 pontos, é o 16º, enquanto o Tigre é o lanterna com apenas um ponto - o primeiro do time mineiro na Série A.

Imagem: Marcos Michelin/EM


Luciano Dias

Nenhum comentário: