segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Retrospectiva Acréscimos 2007 - Novembro/Dezembro

NOVEMBRO/DEZEMBRO


Automobilismo


Piloto morre em acidente em Interlagos

Nota triste para o automobilismo brasileiro. Após sofrer grave acidente na etapa de São Paulo da Stock Car Light (divisão de base para a Stock Car), o piloto paranaense Rafael Sperafico, de 27 anos, faleceu.

Rafael é primo de Rodrigo Sperafico, vice-campeão da Stock Car, e colidiu com o piloto Renato Russo. Porém, Renato sofreu somente algumas escoriações.



Futebol

Brasileirão termina com show do Fla e classificação cruzeirense

O Brasileirão terminou cheio de emoções. Mesmo com o título definido há algum tempo, a briga pela Libertadores foi tensa, classificando além do São Paulo e do campeão da Copa do Brasil, Fluminense, Santos, Flamengo e Cruzeiro.

Flamengo que teve uma recuperação incrível, após ficar um longo tempo na Z-R para terminar o campeonato na terceira colocação, com uma atuação maravilhosa de sua torcida (foto). Torcidas (não só flamenguista) que passaram a entender como funciona o sistema de pontos corridos e voltaram a encher os estádios brasileiros. Final de campeonato bom também para o Cruzeiro, que mesmo derrapando bastante na reta final, conquistou a vaga na Libertadores.

E, como não poderia faltar, muita disputa na parte final da tabela: somente no minuto final do último jogo do Brasileiro que Goiás, Corinthians e Paraná definiram quem ia fazer companhia para Juventude e América-RN na Série B 2008. Goiás se deu bem, e o time mais popular de São Paulo teve a histórica queda.


Ipatinga conquista inédito acesso à Série A

O Ipatinga conseguiu garantir sua vaga na divisão de elite do futebol nacional pela primeira vez. O feito veio após uma vitória dentro de casa por 3 a 2 contra o Marília, e o time do Vale do Aço já aparece como terceira força de Minas Gerais.

Dos quatro times que conseguiram a classificação à Série A, o Tigre foi o único debutante. Vitória, Coritiba e Portuguesa, times com tradição no futebol brasileiro, voltaram à elite depois de algum tempo em segundo plano.


Irresponsabilidade termina em tragédia

O que era pra ser muita festa na Fonte Nova, terminou no maior acidente em estádios dos últimos anos. Após garantir a volta à Série B, vários torcedores do Bahia (mais de 60 mil compareceram ao estádio) invadiram o gramado e comemoravam nas arquibancadas.

Porém, eis que parte das arquibancadas do anel superior do estádio cedeu, fazendo com que pelo menos dez torcedores caíssem de uma altura equivalente a de um prédio de cinco andares. Por causa do desleixo de dirigentes e políticos, sete pessoas perderam a vida assistindo a um espetáculo.


Brasil conquista inédita dobradinha em Prêmio da Fifa

Além de ser o país com mais prêmios de melhor jogador do mundo da FIFA, o Brasil conquistou em dezembro a primeira dobradinha da homenagem. E o feito veio de goleada: tanto Kaká quanto Marta tiveram mais votos que a soma dos outros concorrentes finais.

O milanista ainda faturou neste ano a Bola de Ouro da tradicional revista France Football, e os títulos da Liga dos Campeões (artilheiro e melhor da competição) e Mundial de Clubes (melhor da competição). Já Marta brilhou no ouro Pan-Americano e prata na Copa do Mundo, sendo uma das principais responsáveis pela realização da inédita Copa do Brasil de Futebol Feminino (aqui e aqui).



Natação


Thiago Pereira quebra recorde mundial nos 200 m medley

O ano não poderia acabar de forma melhor para o nadador Thiago Pereira. Após conquistar seis medalhas de ouro nas etapas de Berlim-ALE e Estocolmo-SUE, o minastenista quebrou o recorde mundial dos 200 m medley em piscina curta (25 metros).

Com o tempo de 1min53s14, Thiago superou a marca que pertencia ao estadunidense Ryan Lochte de 1min53s31. Em dezembro, o húngaro Laszlo Cseh abaixaria o índice para 1min52s99.





Tênis


Após 12 anos, EUA voltam a vencer a Copa Davis

Jogando em Portland (EUA), os donos da casa venceram o confronto contra a Rússia ainda no segundo dia, por 3 a 0. O título foi o 32º dos estadunidenses, que são soberanos em conquistas de Davis. A conquista também acabou com um jejum que durava desde 1995, quando os EUA ainda contavam com Pete Sampras e venceram justamente os russos.

Os pontos foram marcados por Andy Roddick sobre Dmitry Tursunov (3 sets a 0), James Blake diante de Mikhail Youzhny (3 sets a 1) e os irmãos Bob e Mike Bryan contra Igor Andreev e Nikolay Davydenko (3 sets a 0).



Federer vence Masters Cup pela quarta vez

Nem mesmo a ótima fase que o espanhol David Ferrer passava foi capaz de segurar o maior tenista da atualidade. Roger Federer simplesmente não tomou conhecimento do espanhol, venceu por 6-2, 6-3 e 6-2 e chegou à quarta Masters Cup, ficando a uma conquista dos recordistas Ivan Lendl e Pete Sampras.

Federer também ultrapassou pelo segundo ano consecutivo os US$ 8 milhões em prêmios no circuito.



Vôlei


Vôlei brasileiro consegue classificação para Olimpíadas

O vôlei brasileiro já está com sua vaga assegurada nos Jogos de Pequim-2008, tanto no masculino quanto no feminino. Entre os homens, o Brasil conquistou o bicampeonato da Copa do Mundo com somente uma derrota, para os EUA logo na estréia. Rússia e Bulgária também se garantiram em Pequim.

No feminino, a seleção brasileira ficou com o segundo lugar, atrás da campeã invicta Itália. Além dos dois países, os EUA também conquistaram vaga nas Olimpíadas de 2008.



Imagens: UOL


Thiago Ricci

Nenhum comentário: