sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Retrospectiva Acréscimos 2007 - Maio/Junho

MAIO/JUNHO


Atletismo


Jadel Gregório quebra recorde de quase 32 anos

Em maio, o atleta Jadel Gregório atingiu 17,90 m no salto triplo e quebrou por um centímetro os recordes brasileiro e sul-americano de João do Pulo, alcançado em outubro de 1975, no Pan-Americano da Cidade do México. A marca era a mais antiga do atletismo brasileiro.

O novo recorde aconteceu no GP Brasil de atletismo, em Belém (PA). Junto com o feito, veio também a vitória do evento, deixando dois adversário cubanos pra trás e aumentando a expectativa de medalha de ouro no Pan do Rio, que aconteceria em julho.




Basquete


Spurs conquistam tetra na NBA com tranquilidade

Liderados por Tim Duncan, Manu Ginóbili e Tony Parker (eleito o melhor das finais), o San Antonio Spurs não tiveram dificuldades em derrotar o Cleveland Cavaliers quatro vezes e finalizar a série melhor-de-sete.

O time texano chegou ao seu quarto título na NBA, o terceiro em cinco anos. Para o jovem time do astro LeBron James, restou o feito de chegar às finais pela primeira vez. Destaques verde-e-amarelos para Anderson Varejão, primeiro brasileiro a chegar na grande final da liga, e Leandrinho Barbosa, eleito o "sexto homem do ano", prêmio concedido ao melhor reserva da NBA.




Futebol


Galo é campeão mineiro após lance inusitado

O Atlético-MG sagrou-se campeão estadual depois de ficar um período de sete anos sem vencer a competição. A conquista veio de forma saborosa, com direito a goleada e lance curioso.

Na primeira partida da final, o alvinegro mineiro vencia o rival Cruzeiro por 3 a 0 quando, em saída de bola errada do time celeste, pegou o goleiro Fábio desprevenido, ainda de costas. O Cruzeiro ainda venceu o segundo jogo por 2 a 0, mas foi insuficiente.


Estaduais conhecem seus campeões

Os Campeonatos Estaduais disputados ao longo de todo o Brasil conheceram seus vencedores. No Rio, o Flamengo, vencedor da TG, sagrou-se campeão carioca após derrotar o Botafogo, campeão da Taça Rio, nos pênaltis por 4 a 2 (os times empataram os dois jogos por 2 a 2). Em São Paulo, o Santos levou um susto do São Caetanto, ao perder por 2 a 0 na primeira partida. Mas conseguiu devolver o placar na partida decisiva e conquistou o 17º estadual de sua história.

No Campeonato Gaúcho, o Grêmio massacrou o Juventude por 4 a 1, depois de ter empatado a primeira partida por 3 a 3, para vencer o torneio. Em Pernambuco, Sport dava mostras que seria um forte adversário no Brasileirão, ao vencer os dois turnos do estadual e eliminar o confronto final. No Catarinense e Paranaense, duas zebras: Chapecoense e Paranavaí, respectivamente, vencem. Na Bahia, o Vitória ratifica melhor momento que o rival e vence o estadual.


Flu vence Copa do Brasil e se garante na Libertadores

Logo em junho, o Brasil já conhecia seu primeiro representante na Libertadores de 2008. Depois de empatar dentro de casa por 1 a 1, o Fluminense venceu o Figueirense por 1 a 0 no Orlando Scarpelli, em Florianopólis, e sagrou-se campeão pela primeira vez da Copa do Brasil.

Com a conquista, o time das Laranjeiras volta a disputar o maior torneio das Américas após 23 anos.


Enfim, Romário marca o seu milésimo gol

Depois de uma longa novela envolvendo os mil gols, Romário finalmente atingiu a quantia. O feito veio na vitória por 3 a 1 sobre o Sport, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. E de pênalti, igual ao Pelé, que atingiu a marca em 19 de novembro de 1969.

Claro, nunca é demais lembrar que a contagem sempre foi coberta de polêmicas. Os mil gols comemorados por Romário são referentes a toda a carreira do atacante, sendo que 902 aconteceram em partidas oficiais. Dos outros, 77 foram marcados quando era amador e 21 bolas nas redes adversárias foram anotadas em ocasiões festivas.


Milan se vinga e leva a Liga dos Campeões

O Milan derrotou o Liverpool por 2 a 1 e, além de se vingar da derrota sofrida na mesma competição há dois anos, conquistou a Liga dos Campeões pela sétima vez, ficando a duas do recordista Real Madrid.

Destaque para o brasileiro Kaká, que foi o grande nome milanista na campanha do título e ainda terminou como artilheiro da competição.


Boca, de Riquelme, passeia e é campeão da Libertadores

Comandados pelo meia Juan Riquelme, o Boca Juniors fez uma campanha relativamente tranquila e sagrou-se campeão da Libertadores após vencer o Grêmio por 5 a 0, no placar agregado.

O título foi o sexto dos argentinos, ficando um atrás do recordista Independiente-ARG. De quebra, o Boca se consolidou como o maior vencedor da copa intercontinental do século 21, com três conquistas.



Tênis


Henin e Nadal conquistam o tri consecutivo de Roland Garros

A belga Justine Henin e o espanhol Rafael Nadal venceram o Roland Garros'07 e chegaram à terceira conquista consecutiva. Henin derrotou a jovem sérvia Ana Ivanovic, 19, na final por fáceis 6/1 e 6/2 e conquistou o Grand Slam disputado no saibro pela quarta vez - havia vencido em 2003.

Nadal venceu na final o supercampeão Roger Federer por 3 sets a 1, e manteve a supremacia no piso de Roland Garros. O espanhol de 21 anos completou 21 partidas sem perder na em Paris, fazendo jus à fama de rei do saibro. Além de impedir Federer de conquistar o único Grand Slam que o falta, manteve a vantagem nos confrontos: oito vitórias em 12 jogos.



Nadal vence Federer na "Batalha das Superfícies"

Em uma quadra híbrida, sendo metade saibro e outra metade grama, os dois melhores tenistas da atualidade disputaram a chamada Batalha das Superfícies. Federer é o melhor tenista na grama, tendo, na época, vencido Wimbledon quatro vezes e com uma invencibilidade de 48 partidas. Já Nadal era o bi de Roland Garros e estava 72 jogos invicto no saibro.

Em um jogo bastante disputado, o espanhol venceu por 5/7, 6/4 e 7/6 (12/10).



Venus e Federer vencem Wimbledon e Sá/Melo fazem história

Enquanto a estadunidense Venus Williams passou fácil pela zebra francesa Marion Bartoli por 6/4 e 6/1, o suiço Roger Federer sofreu para vencer seu maior rival, o espanhol Rafael Nadal. A vitória só veio no quinto set, parciais de 7/6 (9/7), 4/6, 7/6 (7/3), 2/6 e 6/2.

No torneio de duplas, os mineiros André Sá e Marcelo Melo (foto) venceram a dupla formada por Paul Hanley, da Austrália, e Kevin Ullyett, do Zimbábue, por 3 a 2, com parcial de 28 a 26 no quinto set, em um jogo recorde de 102 games. A dupla brasileira ainda alcançaria as semifinais do Grand Slam.



Imagens: UOL/Globo


Thiago Ricci

Nenhum comentário: