domingo, 30 de dezembro de 2007

Retrospectiva Acréscimos 2007 - Setembro/Outubro

SETEMBRO/OUTUBRO


Acréscimos

Universitários criam o Acréscimos

Uma nova opção de notícias esportivas é criada no final de setembro. Mais precisamente no dia 23. Informações de todo tipo de esporte, com a produção de universitários sem a obrigação de responder a nenhuma direção ou interesse maior. Tentando ao máximo criar reportagens próprias e abordar novos ângulos, claro, com as limitações de tempo e dinheiro.

O embrião de todo o projeto, o programa de rádio Acréscimos - a notícia além do tempo regulamentar, também estreiava na semana seguinte com total sucesso. Com ênfase no futebol mineiro, o programa teve o revezamento dos jornalistas Christiano Soares, Luciano Dias e Pedro Rotterdan na apresentação e comentários e participação de diversos convidados.



Basquete


Brasil dá vexame em Pré-Olímpico e vê vaga distante

A seleção brasileira de basquete masculino fracassou no Pré-Olímpico realizado em Las Vegas. Além de ser derrotado por uma Argentina desfalcada de sete jogadores e perder a chance de se classificar para a Olimpíadas, o Brasil fez feio fora das quadras.

Após a derrota para Porto Rico, na segunda fase, o elenco teria se rebelado contra o técnico Lula. O jogador Marquinhos voltou mais cedo para o Brasil por causa de uma contusão e deu declarações polêmicas, o time brigou com jornalistas nos EUA e o jogador Nezinho se recusou a entrar em quadra. Agora resta garantir a vaga em um torneio mundial, teoricamente bem mais complicado.



Judô


Brasil brilha em Mundial caseiro

O judô brasileiro triplicou as medalhas de ouro conquistadas em Mundiais no mês de setembro. Esse feito aconteceu no Mundial da modalidade realizado no Rio de Janeiro.

Até então, só João Derly, em 2005, na Cidade do Cairo, no Egito, havia subido ao lugar mais alto do pódio. No Rio, Derly repetiu a dose ao bater o cubano Yordanis Arencibia na decisão da categoria até 66 kg. Mas, desta vez, foi acompanhado pelo meio-pesado Luciano Corrêa e por Tiago Camillo (foto), que, na categoria até 81kg, conquistou o ouro com seis vitórias por ippon.



Fórmula 1


McLaren protagoniza o maior caso de espionagem

Neste ano, a Fórmula 1 viu o maior escândalo de caso de espionagem de sua história. Tudo começou com a demissão de um funcionário da Ferrari por sabotagem e troca de informações confidenciais.

O ex-ferrarista (Nigel Stepney) teria entregado um relatório de mais de 500 páginas com dados da equipe para um funcionário da McLaren, Mike Coughlan. Em julho, a FIA isentou a McLaren sob a alegação não ter provas suficientes.

Em setembro, após receber mais provas, condenou a escuderia com a perda de todos os pontos conquistados no Mundial de Construtores da Fórmula 1 em 2007 e uma multa de US$ 100 milhões. Punição que deixou Ron Dennis (foto) aliviado, até porque era cogitado uma pena para os pilotos da equipe, que lideravam com o Mundial.

Raikkonen é campeão em virada espetacular

O que parecia impossível, aconteceu. O finlandês Kimi Raikkonen conseguiu sair da terceira colocação antes da última corrida, o GP do Brasil, para conquistar o Mundial de Pilotos.

Mesmo abandonando a penúltima prova, Lewis Hamilton só precisava chegar em quinto lugar para garantir o título. Porém, o inglês voltou a errar e ainda teve problemas mecânicos e terminou em sétimo lugar. O bicampeão Fernando Alonso precisava chegar na vice-liderança, mas o Raikkonen contou com o bom trabalho de equipe da Ferrari e de seu companheiro Felipe Massa para vencer o emocionante Mundial.



Futebol


São Paulo é campeão brasileiro com antecedência recorde

O São Paulo sagrou-se pentacampeão brasileiro ainda no mês de outubro - o campeonato terminaria somente em dezembro. A consagração veio com quatro rodadas de antecipação, depois da vitória por 3 a 0 sobre o já rebaixado América-RN. O Morumbi teve quase 70 mil pessoas em um clima bastante festivo.

Com a quinto título são-paulino, veio também uma polêmica. A entrega da Taça das Bolinhas, destinada pela Caixa Econômica Federal para o time que conquistasse três brasileiros seguidos ou cinco alternados. O problema é que o Flamengo também é pentacampeão brasileiro, porém a CBF não reconhece a conquista de 1987, quando o campeonato foi organizado pelo Clube dos 13, com o nome de Copa União.


Brasil é confirmado sede da Copa-2014

Como já era esperado, o Brasil foi o único país a apresentar candidatura e foi confirmado como a sede da Copa de 2014. Na cerimônia da Fifa, foi anunciada também a sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2011: a Alemanha.

Enfim, após 64 anos o dito país do futebol poderá ver a competição máxima do esporte em seus domínios. Porém, junto com o anúncio, vieram algumas preocupações: desvio de dinheiro público e demasiado poder ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira (texto completo aqui e aqui).



Após encantar o mundo, Marta e cia. conquistam a prata

As bravas guerreiras do futebol brasileiro feminino fez bonita na Copa do Mundo e conquistou o vice-campeonato. Após passar da primeira fase de forma tranquila, o Brasil deu um show nas semifinais diante dos EUA.

Infelizmente, a enorme diferença de organização entre a Alemanha e o Brasil (o país não tinha nenhum campeonato nacional) pesou na final e as meninas não conseguiram trazer a medalha dourada. Entretanto, a ótima atuação trouxe para o Brasil o primeiro torneio envolvendo todo a nação: a Copa do Brasil de Futebol Feminino.



Tênis


Brasil perde fácil para Áustria e continua fora da elite

O time montado pelo capitão Francisco Costa não foi páreo para a Áustria. Sem o seu melhor tenista, Flávio Saretta, e desfalcado de Marcelo Melo (junto com André Sá, forma a melhor dupla do país), o Brasil levou 3 a 0 e deu adeus ao sonho de voltar à elite do tênis.

O jovem Thomas Bellucci e Ricardo Mello perderam seus jogos no primeiro dia por 3 sets a 0. Mesmo placar que a dupla Gustavo Kuerten/André Sá foi derrotada. No último dia, quando mais nada valia, André Sá fez o único ponto brasileiro.



Imagens: UOL


Thiago Ricci

Nenhum comentário: