terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Quenianos vencem São Silvestre e comemoram com bandeira do Galo

Com a volta dos quenianos à São Silvestre (os principais corredores não participaram em 2006), veio também a vitória dos atletas do país africano. Robert Cheruiyot, no masculino, e Alice Timbilili, no feminino, confirmaram o favoritismo e venceram a 83ª edição da São Silvestre, nesta segunda-feira.

Entre os homens, o brasileiro Éder Oliveira chegou a liderar um trecho da prova. Porém, Próximo à metade da prova (no viaduto Pacaembu), Cheruiyot assumiu a liderança e não foi mais ameaçado. É o terceiro título do queniano (venceu em 2002 e 2004), ficando atrás somente do compatriota Paul Tergat, com cinco vitórias. Cheruiyot completou os 15km de prova em 45min57, seguido por Patrick Ivuti, também de Quênia, que fez 46min52, e pelo brasileiro Anoé dos Santos Dias, que chegou 14 segundos depois.

Já no feminino, Alice Timbilili liderou de ponta a ponta e marcou 53min07 para conquistar sua primeira São Silvestre. A goiana Marizete Rezende ficou em segundo (53min36) e a campeã de 2001, Maria Zeferina Baldaia, completou o pódio.

Um fato curioso fechou a 83ª edição da mais tradicional corrida brasileira. Os vencedores Cheruiyot e Timbilili comemoraram a vitória com a bandeira do Atlético-MG. Segundo o site oficial do clube, os atletas foram patrocinados pelo Galo e é o marco zero das comemorações de cem anos do alvinegro mineiro.

O considerado maior concorrente de Cheruiyot, Frank Caldeira, treina no maior rival do Atlético, o Cruzeiro (correu com o uniforme celeste). Quando questionado, o maratonista queniano alegou não conhecer essa rivalidade.

Imagem: UOL


Thiago Ricci

Nenhum comentário: