domingo, 16 de dezembro de 2007

FIFA ignora títulos mundiais antes do Timão

A torcida do Corinthians que estava triste pela decepção deste ano - a queda do time para a segunda divisão - agora tem motivos para comemorar. De acordo com a maior entidade do futebol, a FIFA, o time brasileiro é considerado como o primeiro campeão Mundial de Clubes.

Na primeira edição, o Corinthians bateu o Vasco nos pênaltis em pleno Maracanã no ano de 2000. Cinco anos mais tarde, a segunda edição teve como campeão o São Paulo que venceu Liverpool por 1 a 0. Em 2006, na terceira edição, mais um campeão brasileiro, o Internacional, bateu o poderoso Barcelona também por 1 a 0. E neste ano, o Milan venceu o Boca pro 4 a 2 e tornou-se o primeiro campeão europeu.

Isto significa que todas as outras versões do Mundial - Taça Intercontinental - foram ignoradas pela FIFA, ou seja, todos os títulos anulados. No site oficial do Milan, que venceu três (1963, 1989 e 1990) Taça Intercontinentais, há uma divisão entre os títulos, ou seja, das quatro conquistas de mundias, 3 são da Taça Intercontinetal e um Mundial de Clubes FIFA.

A polêmica fica para quem já venceu a taça e simplesmente foi ignorada pela entidade. Nos times brasileiros, é o caso de Santos e São Paulo, com dois títulos cada, e para Grêmio e Flamengo. O presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio afirmou que independente do fato, o tricolor paulista é tricampeão do mundo sem questionamentos. Flamengo, Grêmio e Santos ainda não se pronunciaram sobre o fato.

Imagem: FIFA


Christiano Soares

Nenhum comentário: