quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Odepa tira duas medalhas de ouro do Brasil

A Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana) cassou duas medalhas de ouro vencida pelo Brasil no Pan do Rio nesta terça-feira, mesmo dia em que o COB (Comitê Olímpico Brasileiro)promoveu uma festa de fim de ano. As baixas vieram após a nadadora Rebeca Gusmão, 23, ter suas quatro medalhas conquistadas, destituídas pela organização sul-americana por causa de doping.


Rebeca se tornou a primeira mulher do país a vencer uma prova de natação nos jogos pan-americanos. Além do feito, realizado duas vezes (50 m e 100 m livre), a atleta conqusitou prata no 4 x 100 m livre e bronze no 4 x 100 m medley. A decisão também atinge as outras nadadoras que participaram das provas de revezamento.

A brasileira está respondendo a três acusações de doping, mas ainda não foi condenada em nenhuma delas. Duas por nível anormal de testosterona no organismo e a última refere-se a dois exames, realizados no Pan do Rio, que apresentaram duplo DNA.

Além de Rebeca, outro brasileiro, Fabrício Mafra, perdeu a medalha de bronze obtido na categoria até 105 kg do levantamento de peso. O nicaragüense Pedro Wilder, bronze no beisebol - o país não teve o resultado anulado por se tratar de um esporte coletivo - e o colombiano Libardo Niño, prata na prova de ciclismo contra relógio, também tiveram suas medalhas destituídas.

Confira o novo quadro de medalhas do Pan-Americano 2007:




Thiago Ricci

Nenhum comentário: