sábado, 29 de dezembro de 2007

Retrospectiva Acréscimos 2007 - Julho/Agosto

JULHO/AGOSTO


Jogos Pan-Americanos Rio 2007 Após 44 anos, Brasil sedia Jogos Pan-Americanos

O Rio de Janeiro sediou os Jogos Pan-Americanos de 2007 depois do Brasil ficar 44 anos sem receber o maior evento esportivos das Américas - em 1963, São Paulo abrigou o evento. Os Jogos de forma geral foi um sucesso, mas apresentou vários problemas: dificuldades na compra de ingresso, vaia ao presidente Lula, erros orçamentários e falhas estruturais.

No âmbito esportivo, o Pan viu a maior delegação brasileira e recorde de medalhas conquistadas pelo país: 161, sendo 54 de ouro, 40 de prata e 67 de bronze. Com o feito, veio também a melhor colocação na classificação geral: terceiro, atrás de Estados Unidos e Cuba. Mais tarde, o Brasil perderia cinco medalhas por doping.
____________________________________________________________

Atletismo

O atletismo bateu o o recorde de medalhas conquistadas em um Pan, 23, contra 16 de Santo Domingo-2003 e Winnipeg-1999. Destaque para o quarteto masculino formado por Vicente Lenílson, Rafael Ribeiro, Basílio Moraes e Sandro Viana, que levou o tricampeonato no 4 x 100 m rasos.

A atuação dos novatos também foi decisiva para o feito: foram nove ouros de atletas desconhecidos do público, como Fábio Gomes, 24, no salto com vara, e Sabine Heitling, 22, ouro nos 3.000 m com obstáculos.
____________________________________________________________

Judô

O judô foi outra modalidade que bateu o recorde de medalhas em um Pan-Americano: 13. Porém, as conquistas douradas diminuíram em relação a Santo Domingo-2003: cinco, contra quatro no Rio.

Os brasileiros campeões pan-americanos foram Tiago Camilo (até 90 kg), Edinanci Silva (até 78 kg), Danielle Zangrando (até 57 kg) e João Derly (até 66 kg).

Outra luta que merece destaque é o taekwondo, que, mesmo com poucos recursos e incentivos, deu o primeiro ouro ao Brasil com Diogo Silva (foto).
____________________________________________________________

Natação

Como é de praxe, a natação foi a modalidade esportiva que mais rendeu medalhas ao Brasil: 29 pódios, com 12 ouros.

Destaque mais que especial para Thiago Pereira (foto), que conquistou sozinho um terço do total das medalhas de ouro do país. Ainda quebrou o feito do mito estadunidense Mark Spitz, que no Pan de Winnipeg-1966 subiu cinco vezes no lugar mais alto do pódio.

Thiago ganhou seis: 200 m e 400 m medley, 200 m costas, 200 m peito, e revezamentos 4 x 100 m e 4 x 200 m.
____________________________________________________________

Esportes coletivos

Os esportes coletivos do Brasil também se sairam bem no Pan do Rio. A seleção canarinho subiu ao lugar mais alto do pódio no futsal, futebol feminino (foto), vôlei e basquete masculino e no handebol masculino e feminino.

Destaque para as meninas no futebol, que encantaram um Maracanã lotado e o vôlei masculino, que encerrou um jejum de 24 anos sem vencer o Pan. A mancha fica para o vôlei feminino, que desperdiçou seis match points e perdeu para Cuba.
____________________________________________________________



Futebol


Sem as principais estrelas, Brasil vence a Copa América

A Copa América de 2007 foi tudo o que o técnico Dunga pudia pedir aos céus. Além de conquistar o título, jogou bonito e goleou o maior rival do país, a Argentina, na final sem contar com as duas principais estrelas, Kaká e Ronaldinho, que pediram dispensa.

A seleção foi bastante criticada pelo futebol apresentado e, quando, ainda na primeira fase, perdeu para o México e colocou sua classificação em risco. Na semifinal, quase foi eliminada pelo Uruguai. Porém, na final veio a redenção: 3 a 0 na Argentina e um futebol de primeira classe.



Tênis

Henin e Federer faturam o Aberto dos EUA

No último Grand Slam do ano, vitória dos melhores tenistas da atualidade. A belga Justine Henin dizimou a russa russa Svetlana Kuznetsova por 6/1 e 6/3 e conquistou o sétimo torneio da série mais importante do tênis - só falta Wimbledom em sua vasta galeria.

Já o suiço Roger Federer bateu o sérvio Novak Djokovic por 3 sets a 0, com parciais de 7-6 (7-4), 7-6 (7-2) e 6-4 e continuou caminhando rumo à quebra de todos os recordes no esporte. Com o título, Federer ficou a somente dois Grand Slam de empatar com Peter Sampras.



Vôlei


Brasil bate Rússia e conquista quinta Liga Mundial seguida

Imbatível. Assim pode-se resumir o vôlei masculino brasileiro. Ao bater a Rússia, de virada, por 3 sets a 1, a seleção verde-e-amarelo conquistou a Liga Mundial pela quinta vez consecutiva e está a dois da recordista Itália, que tem oito títulos.

O mês de julho, que ainda teve a conquista do Pan, só não foi perfeito por causa da briga entre o técnico Bernardinho e o levantador Ricardinho. Eleito o melhor da Liga, Ricardinho se desentendeu com a comissão técnica por causa de premiações e foi cortado da seleção.



Imagens: UOL/Globo


Thiago Ricci

Nenhum comentário: