quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

110 anos de Belo Horizonte


Belo Horizonte completa nesta quarta-feira 110 anos de existência. Primeira cidade moderna planejada do Brasil, a capital de Minas Gerais apresenta pontos belíssimos, muitos deles criados a partir da genialidade de Oscar Niemeyer. Poderíamos escrever páginas e páginas descrevendo a beleza do jovem município, mas o Acréscimos decidiu prestar sua homenagem listando de forma cronológica alguns marcos futebolísticos de BH.

1908
O Clube Atlético Mineiro é fundado por um grupo de estudantes com o nome de Athlético Mineiro Football Club. Um ano depois, realiza a primeira partida oficial contra o Sport Club Foot Ball, o clube mais antigo de Belo Horizonte na época. O jogo foi disputado no campo da Av. Afonso Pena (onde atualmente é o prédio da Secretaria da Agricultura de Minas Gerais) e vencido pelo Galo por 3 a 0.

1912
O América Futebol Clube é fundado por um grupo de jovens da elite mineira com o nome de América Foot-ball Club.

1921
O Cruzeiro Esporte Clube é fundado por desportistas da colônia italiana de Belo Horizonte sob o nome de Societá Sportiva Palestra Itália. Realiza a primeira partida contra um combinado de Nova Lima e vence por 2 a 0. Dois anos depois, inaugura seu estádio, no Barro Preto, construído por jogadores e associados - a maioria da colônia italiana.

1925
O América conquista seu décimo Campeonato Mineiro consecutivo, recorde de títulos estaduais em sequência mantido até hoje em conjunto com o ABC de Natal.

1950
O estádio Raimundo Sampaio, mais conhecido como Independência, é fundado com capacidade para 18.000 lugares e arrendado pelo América. Sua construção foi realizada a fim de sediar a Copa do Mundo de 1950. Recebeu três partidas: Iugoslávia 3 x 0 Suiça; Estados Unidos 1 x 0 Inglaterra (partida reconhecida como a maior zebra das Copas, sendo tema de um longa-metragem); e Uruguai 8 x 0 Bolívia.

1963
O recorde de público do Independência é estabelecido na partida Minas Gerais 1 x 0 Guanabara. 32.721 espectadores acompanharam o primeiro jogo do Campeonato Brasileiro do ano anterior, disputado por seleções estaduais.

1965
O estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, é inaugurado com capacidade para 130.000 pessoas, se tornando o segundo maior estádio coberto do mundo na época. A primeira partida realizada no "gigante da Pampulha" é Minas Gerais 1 x 0 River Plate, da Argentina. O atleticano Buglê marca o primeiro gol do estádio.

1966
O Cruzeiro vence a Taça Brasil em cima do praticamente imbatível Santos, do Pelé. Na primeira partida, disputada no Mineirão, o time celeste goleou os praianos por inimagináveis 6 a 2. No jogo de volta, no Pacaembu, o Cruzeiro vira a partida de 2 a 0 para 3 a 2 e sacramenta o primeiro título interregional. O histórico time mineiro jogou a final com os jogadores: Raul, Pedro Paulo, Neco, Piazza, Willian, Procópio, Natal, Tostão, Davi, Evaldo, Dirceu Lopes e Hilton Oliveira.

1971
O Atlético conquista a primeira ediçaõ do Campeonato Brasileiro, que viria a ser o principal título de sua história. Comandados pelo mestre Telê Santana e liderados dentro de campo pelo artilheiro Dadá Maravilha, os atleticanos sagraram-se campeões nacionais após vencer um triangular final disputado com o Botafogo e o São Paulo.

1976
O Cruzeiro conquista o primeiro título internacional, a Copa Libertadores contra o River Plate, da Argentina. O time celeste venceu o primeiro jogo no Mineirão por 4 a 1, mas foi derrotado na Argentina por 2 a 1. A terceira partida é disputada em um campo neutro, em Santiago, no Chile. Nela ocorre um lance curioso: quando o jogo estava empatado em 2 a 2, uma falta perigosa é marcada para o Nelinho cobrar; enquanto o lateral se preparava para bater, Joãozinho bate rapidamente e decreta a vitória cruzeirense.

1997
Após um longo período sem conquistar grandes campeonatos, o futebol mineiro volta ao cenário nacional com o Galo vencendo duas Copas Conmebol e o Cruzeiro ganhando cinco torneios internacionais (Supercopas, Recopa e Copa Ouro) e duas Copa do Brasil. Mas é em 1997 que o time celeste conquista o bicampeonato da Copa Libertadores. A Copa vem diante o peruano Sporting Cristal: um empate sem gols em Lima e uma vitória por 1 a 0 no Mineirão. O time que disputou a final foi: Dida, Vítor, Gélson Baresi, Wílson Gottardo e Nonato; Donizete Oliveira, Fabinho, Ricardinho (Da Silva) e Palhinha; Marcelo Ramos e Elivélton.

Ainda em 97, o Cruzeiro estabelece o recorde de público no Mineirão. Em junho daquele ano, 132.834 pessoas assistiram à vitória de 1 a 0 do Cruzeiro sobre o Vila Nova, pela final do Campeonato Mineiro.

2003

Enfim, o Cruzeiro vence o único título nacional que faltava a sua prateleira: o Campeonato Brasileiro. Liderados por Vanderlei Luxemburgo e Alex, os cruzeirenses conquistam o primeiro Brasileirão de pontos corridos de forma arrasadora: atinge os 100 pontos e fica a 13 do segundo colocado. No mesmo ano, conquista pela quarta vez a Copa do Brasil.


Thiago Ricci

Um comentário:

Unknown disse...

Muito legal Tiago.
Para a matéria do ano que vem, pode colocar, Atletico campeão da Tríplice e da Sul Americana.