quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Retrospectiva Acréscimos 2007 - Janeiro/Fevereiro

JANEIRO/FEVEREIRO



Futebol


Campeonato Sul-Americano Sub-20

Enquanto muitos ainda desfrutavam das merecidas férias, os meninos da seleção sub-20 já davam um grande passo para a única conquista futebolística de expressão que falta ao Brasil: as Olimpíadas.

Disputado no Paraguai, o torneio cedia vaga tanto para o Mundial da categoria quanto para as Olimpíadas. O Brasil passou pela primeira fase sem grandes problemas, classificando na liderança. Na fase final, após empatar os dois primeiros jogos, parecia que o sonho da medalha de ouro olímpica seria adiado mais uma vez.

Porém, venceu os outros três jogos e, com alguns tropeços dos rivais, não só garantiu as duas vagas em disputa como conquistou o Sul-Americano.



Cruzeiro inicia ano com pé direito

Os meninos do Cruzeiro começaram bem o ano: em pleno aniversário de 453 anos da capital paulista, venceram o time da casa nos pênaltis e conquistaram a tradicional e almejada Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Com uma campanha praticamente perfeita (foram 6 vitórias e 2 empates, com 25 gols a favor e 11 contra), o time celeste interrompeu uma escrita de 8 anos com vitórias de times paulistas. Mais que isso, revelou jogadores como Guilherme, Anderson e Paulinho Dias para o time principal.


Começa o torneio mais cobiçado das Américas

No final de janeiro e início de fevereiro, o Santos e o Paraná garantiram seus lugares na Copa Libertadores. O time paulista venceu o boliviano Blooming por 1 a 0 fora de casa e 5 a 0 na Vila Belmiro (foto). Já os paranistas derrotaram o Cobreloa por 2 a 0 na Colômbia e empatou por 1 a 1 em casa.

Com as classificações, Paraná e Santos se juntaram ao Flamengo, Internacional, São Paulo e Grêmio para quebrar o recorde de times brasileiros no torneio intercontinetal.





Tênis

Serena Williams e Federer vencem o Aberto da Austrália


Arrasadores. Assim pode-se definir como foram a estadunidense Serena Williams e suiço Roger Federer. Após ficar praticamente todo o ano de 2006 se recuperando de contusões, Williams começou 2007 com tudo e massacrou a russa Maria Sharapova na final, por fáceis 6/1 e 6/2 (placar mais dilatado desde 94). O Aberto da Austrália'07 foi o oitavo Grand Slam da estadunidense.

Já Federer começava o ano mantendo o nível assombroso. Venceu o torneio da série mais importante sem perder um único set - na final, derrotou o chileno Fernando González por 7/6 (2), 6/4 e 6/4. A final da Austrália foi a sétima consecutiva alcançada em Grands Slam pelo suiço. E o título foi o décimo da série, ficando somente a quatro de Pete Sampras.


Em casa, Guga volta a vencer após 532 dias

Encantando a platéia presente no Aberto do Brasil, disputado na Costa do Sauípe, Gustavo Kuerten despachou o italiano Filippo Volandri por 6/3 e 6/1. O jejum de vitórias chegava ao fim após 532 dias (desde agosto de 2005) ou seis torneios.

Na rodada seguinte, Guga seria eliminado pelo compatriota Flávio Saretta por 6/2, 3/6 e 7/5. O argentino Guillermo Cañas se sagraria campeão do torneio, após derrotar o espanhol Juan Carlos Ferrero por 7/6(4) e 6/2.

Imagens: UOL


Thiago Ricci

Nenhum comentário: