segunda-feira, 24 de setembro de 2007

"Título nacional do Timão em 2005 foi roubado"

Não, essa não é uma frase de algum palmeirense, são paulino ou colorado. Essa frase - ou melhor, insinuação - foi dita pelo ex-presidente corinthiano Alberto Dualib, que não agüentou as acusações de lavagem de dinheiro, principalmente depois dos grampos feitos pela Polícia Federal - com autorização judicial, sempre bom lembrar.

Em uma das conversas gravadas pela PF e divulgada pela TV Record, Dualib teria soltado "Nos últimos cinco jogos, nós tínhamos 14 pontos na frente e chegamos, entendeu, um ponto só. Roubado", para o Renato Duprat, homem duramente criticado pelo Juca Kfouri (que teve acesso às gravações) que fazia a ponte entre o clube e a MSI.

O título de 2005, vencido pelo Corinthians, já havia sido "roubado" pelo dinheiro sujo que o time paulista usou para usar seu esquadrão - Carlitos Tevez, Ricardinho, Javier Mascherano, Carlos Alberto, Nilmar participaram do time. Alguns argumentos, usados principalmente pelo jornalista PVC, a favor do Timão têm fundamentos e devem ser relevados: os jogadores não têm nada a ver com o dinheiro sujo (será? em uma das conversas gravadas, a mulher de Carlos Alberto deixa claro que o jogador estava sabendo da origem do dinheiro); quem prejudicou o Corinthians foi sua diretoria, e o clube não pode pagar o erro de alguns (mas o Conselho existe pra isso, não?!); e uma atitude como cassar o título alvinegro mancharia o campeonato (existe algo mais vexatório que refazer 11 jogos?).

Assim como o Juca Kfouri, acho que o Timão deve ser punido - igual a Juventus na Itália. Como ele disse, permitir esse título de 2005 seria como permitir que um traficante fizesse uma seleção com o dinheiro do narcotráfico.

De qualquer forma, é um tema extremamente polêmico e que, provavelmente, não levará a nenhuma decisão. O problema é que o Sr. Dualib soltou algo que, mesmo com a maioria dos torcedores tendo certeza, eu não acreditava: o Corinthians teve influência na anulação dos 11 jogos. "Se não tivesse a anulação de 11 jogos, nós estávamos fora. Porque campeão de fato e de direito seria o Internacional", disse o ex-presidente.

Agora, com esses materiais, e até possível que seja feito alguma coisa. O Inter, mais do que nunca merece fazer parte do grupo de tetracampeões nacionais e, assim, tirar o alvinegro paulista dele. Mas não acredito que a frase seja fundamental para alguma punição - Dualib pode tranqüilamente inventar uma desculpa no tribunal.

A vergonha que os torcedores do Timão, que nada tem a ver com isso, devem estar passando é enorme. Infelizmente, um time do tamanho do Corinthians não merecia passar por isso. O que resta a fazer, mais uma vez como disse o Juca, é uma reforma. Voltar a ser grande e temido pelos adversários, voltar àquela época que fez centenas de brasileiros se apaixonar pelo clube. Que, ironicamente, é o que o clube mais precisa, de democracia.

Update: Infelizmente, ainda somos estudantes de jornalismo e não tivemos acesso ao documento da PF - não que o primeiro anule o segundo, mas dificulta bastante. Juca Kfouri (este sim teve acesso) falou algo importantíssimo no Linha de Passe, programa da ESPN Brasil.

Esses trechos do Dualib que aqui postei foram retirados de uma conversa por telefone que tinha um contexto. E ele era o seguinte: Dualib falava para Duprat pedir ao Boris Berezovsky mandar mais dinheiro porque a MSI não estava cumprindo seus compromissos. Duprat replica alegando que eles ganharam um título nacional. Aí sim, o ex-presidente solta essas frases.

Continua sendo um assunto complicadíssimo. Um dirigente falar isso do título (já bastante conturbado e questionado) vencido pelo próprio time é curioso, mesmo estando num contexto justificável. Só quero deixar claro que era uma conversa por telefone e o contexto levava Dualib a fazer tais "relevações".

Porque nenhum dos objetivos deste blog é fazer um jornalismo sensacionalista e irresponsável.



Thiago Ricci

Um comentário:

Anônimo disse...

tem q passar prosegundo colocado e fazer igual na italia, rebaixar o timinho!