domingo, 30 de setembro de 2007

Brasil é prata na Copa do Mundo

Não deu para Marta e cia.

Após encantar o mundo com uma apresentação de gala nas semifinais (aqui e aqui), a seleção brasileira de futebol esbarrou na forte marcação das alemãs e ficou com a medalha de prata na Copa do Mundo.

O jogo foi digno de final de Copa do Mundo. Com forte marcação e em uma velocidade impressionante, o primeiro tempo foi muito equilibrado. O Brasil tinha maior posse de bola e teve a chance mais clara de abrir o marcador: aos 22, Daniela Alves, de perna esquerda, carimbou a trave da goleira alemã Angerer. Mas a Alemanha marcava forte, principalmente as craques Marta e Cristiane, que ficavam isoladas no ataque.

A seleção canarinho voltou sonolenta para o começo do primeiro tempo. Foi o bastante para as atuais campeãs do mundo abrirem o placar. Aos 6, Smisek cruza da direita para Prinz, sozinha, chutar firme para o fundo das redes. A bola passou embaixo da arqueira Andréia, que aceitou o chute.

Mas as meninas não se entregaram. Foram à luta e pressionaram a fechada equipe alemã. Aos 18, a grande chance. Após lançamento primoroso de Formiga, Cristiane é derrubada dentro da área. Porém, a artilheira da Copa com 7 gols, bate mal e desperdiça a cobrança.

Marta sentiu o erro. Mas o Brasil continuou pressionando. Quatro minutos depois, Angerer faz uma senhora defesa, após Daniela Alves cobrar uma falta no ângulo.

Aos poucos, as meninas iam se rendendo à forte marcação alemã. Aos 40, Lingor cobra escanteio e Laurdehr, livre, cabeceia firme para definir o jogo. Alemanha bicampeã do mundo.

Ao Brasil, resta esperar que as promessas dos dirigentes sejam cumpridas. Uma Copa do Brasil já foi anunciada pela CBF. Formato igual à Copa do Brasil masculina, eliminatório. O que não é muito inteligente, pois manter um time feminino o ano inteiro para ser eliminado em duas partidas não é algo muito atraente.

Mas as meninas, lideradas pela guerreira e craque Marta, estão - mais uma vez - de parabéns.


Thiago Ricci

Nenhum comentário: