domingo, 23 de setembro de 2007

Sabadão bom para São Paulo e Grêmio

Neste sábado tivemos três jogos pelo Brasileirão: o líder São Paulo versus o ameaçado Figueirense, no Morumbi; o decadente Goiás contra o rebaixado América-RN, no Serra Dourada; e o confronto do G-4 (sigla também aderida por este blog para designar o grupo de classificação à Libertadores) Grêmio x Santos, no Olimpíco. Todos às 18h10.

No confronto da capital paulista, tranquilidade para o líder, e cada vez mais perto da taça, São Paulo. O time jogou seguro e com uma estratégia clara: matar o jogo no primeiro tempo. Conseguiu.

O Figueirense, que tinha segurado o time paulista em três confrontos, não foi páreo dessa vez. É verdade que a retranca de Mário Sérgio em várias vezes prejudicou o Figueira. Mas desta vez, talvez, fosse melhor que o time aberto de Gallo.

O São Paulo, desfalcado de Souza, machucado, e Breno, suspenso pelo amarelo, entrou no 4-4-2, com Alex Silva na lateral-direita e Richarlysson na esquerda. Zé Luís, recém contratado, completou a vaga deixada por Richarlysson no meio.

O time paulista controlou todo o primeiro tempo e marcou aos 15, com cabeçada de Alex Silva aproveitando escanteio cobrado pelo Jorge Wagner, e aos 29, com um golaço de Leandro, deixando o zagueiro e goleiro no chão, após lançamento primoroso de Richarlysson.

No segundo tempo, como de costume, o time se poupou e voltou para o 3-5-2, recuando Alex Silva para a zaga. Mais do que certo, pensando na batalha que terá daqui três dias, contra o Boca no Morumbi, precisando vencer para classificar.

Já o Figueira é bom se preocupar. Com 34 pontos, está a um da Z-R (também aderida para indicar Zona do Rebaixamento).

Outro que precisa se preocupar é o Goiás. O time não conseguiu vencer o já rebaixado (virtualmente) e saco de pancadas América-RN. Com a mesma pontuação do Figueira, o time goiano não consegue mais ter um bom aproveitamento em casa e sentiu a perda de Welitton. E os goianos ainda têm compromisso na Argentina, quarta-feira. Com a disputa praticamente perdida (foi derrotado por 3x2, em Goiânia), seria melhor mandar um time reserva para jogar com o argentino Arsenal.

Finalmente, o clássico do G-4.

No Olímpico, o Grêmio dominou facilmente o Santos. O time paulista só foi esboçar alguma reação após levar o gol, aos 10 minutos do segundo tempo, em falta de Marcel.

Com o jogo, deu para tirar duas conclusões. O Grêmio é forte e deve conquistar uma vaga na Libertadores. Com uma marcação pesada e bem postado taticamente, o imortal é muito difícil de ser batido em casa.

Já o Santos tem uns blecautes inexplicáveis. O time fica apático, sem reação e é dominado pelo adversário com tranquilidade. Vanderlei começou mais uma vez com Petkovic. Luxemburgo é sem dúvida um técnico fora de série e que consegue tirar o máximo de seus comandados. Mas a entrada de Pet está prejudicando o time praiano, ainda mais depois de uma atuação impecável de Kléber com a camisa 10, contra o Galo.

De qualquer forma, este blogueiro acredita na classificação do Santos para a Libertadores.


Thiago Ricci

Um comentário:

Anônimo disse...

vamos parar o São Paulo...
vcs vao ver..
kkkk