quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Repercussão do caso Corinthians

Alguns freqüentadores do Acréscimos me disseram que fui muito severo e radical quanto às punições que acredito que o Corinthians deveria receber - escritas aqui.

É uma questão muito delicada. Não somos inocentes para achar que Dualib e sua trupe foram os primeiros a usar dinheiro de origem duvidosa para formar times de futebol. Muito menos envolver o clube para lavar dinheiro.

Acontece que é algo proibido, errado e ilegal. Um erro não justifica o outro e, neste momento, está escancarado o caso do Corinthians. É preciso punir essas atitudes e os castigos devem começar em algum momento porque, como sabemos, tanta violência, roubo etc. existe por causa da impunidade. Que seja agora.

E não estou sozinho. Juca Kfouri, um dos jornalistas mais respeitados do Brasil, também acredita que o Timão deve ser punido. E a Justiça Desportiva, ou alguém dela, também pensa como nós:

Lavagem de dinheiro e o futebol
Eis a proposta do presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol, Rubens Approbato Machado, de artigo que trate de lavagem de dinheiro no Código Brasileiro de Justiça Desportiva:
"Disputar competições, partidas, provas ou o equivalente na respectiva modalidade desportiva, com recursos advindos de atividades ilícitas como definidas na Lei 9.631, de 3 de março de 1998.
PENA: Perda de pontos em disputa a favor dos adversários; suspensão da competição e descenso para divisão inferior àquela da qual esteja disputando. Na reincidência específica, eliminação definitiva."

Fonte: Blog do Juca


Thiago Ricci

Nenhum comentário: