domingo, 23 de setembro de 2007

Brasil é arrasado na Copa Davis

Como esperado, o Brasil foi presa fácil para Áustria no jogo pela Repescagem da Copa Davis - o confronto, disputados dos dias 21 ao 23 de setembro, dava vaga para o Grupo Mundial.

O curioso é que no último confronto entre os dois países, em 1996, o Brasil conquistou sua vaga na Elite da Copa Davis, onde permaneceu por sete anos. Para dificultar o principal jogador da Áustria na época, Thomas Muster - que havia vencido Roland Garros uma ano antes -, o Brasil escolheu disputar os jogos em quadra dura, na cidade de São Paulo. Muster, inclusive, foi responsável por um fato inusitado, após brigar com a torcida brasileira, abandonou o jogo de duplas. A Áustria também não disputou o terceiro dia de disputa (Muster alegou ter ouvido a torcida gritar "Uh! Muster Gay!").

Como o último confronto foi no Brasil, desta vez os jogos foram disputados na Áustria, em Innsbruck, em quadra de carpete, que é pouco jogada pelos brazucas. Antes de começar o confronto, o Brasil já teve problemas. O número um Flávio Saretta se machucou e não pôde disputar os jogos. Marcelo Melo, mineiro que, junto com André Sá, chegou às semifinais de Wimbledon e quartas do US Open, alegou problemas pessoais e também não viajou com a equipe.

Dessa forma, perdemos nosso ponto forte (a dupla Melo e Sá) e o capitão Francisco Costa escalou o jovem de 19 anos Thomas Bellucci e Ricardo Mello (nº 204 do mundo) para as simples, e o mineiro André Sá e Gustavo Kuerten para as duplas.

No primeiro dia, Bellucci perdeu por 3 sets a 0 para Jurgen Melzer, 42º do ranking mundial (foi o primeiro top 100 que o brasileiro teve pela frente), e Mello perdeu, também por 3 a 0, para Stefan Koubek, número 54 do mundo.

Nas duplas, no segundo dia, não foi diferente. Guga e Sá perderam por 3 a 0 para Juergen Melzer e Julian Knowle (campeão de duplas no US Open).

O Brasil só foi vencer seu primeiro set no última dia, quando já estava eliminado. Mello perdeu por 2 a 1 (como o confronto estava liquidado, as duas últimas partidas foram disputadas em melhor de 3 sets) para Melzer. E Sá, substituindo Bellucci, fechou o confronto vencendo Werner Eschauer por 2 sets a 0, que jogou só para cumprir tabela.

EUA e Rússia fazem a final
Pela semifinal do Grupo Mundial da Copa Davis, os Estados Unidos venceram a Suécia, na casa dos suecos, por 4 a 1 e enfrentam a Rússia na final.
Os russos, jogando em casa, se classificaram após um confronto emocionante, decidido somente no último jogo, contra a Alemanha.
A decisão vai acontecer entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, em solo norte-americano, já que os dois países se enfrentaram no ano passado na Rússia, pela semifinal do Grupo Mundial. Na ocasião, os russos ganharam por 3 a 2, com o duelo sendo definido na quarta partida, após vitória de Dmitry Tursunov sobre Roddick.


Thiago Ricci

Nenhum comentário: