segunda-feira, 9 de junho de 2008

Goleadas e lances inusitados marcam a quinta rodada do Brasileirão


A quinta rodada do Campeonato Brasileiro foi recheada de goleadas e de lances incomuns. O Flamengo lidera a competição com 13 pontos, mesma pontuação do Cruzeiro, que leva desvantagem no saldo de gols. Na parte debaixo da tabela, equipes favoritas ao título ou à classificação para Libertadores freqüentam a zona de rebaixamento. Fluminense, finalista da Libertadores, Internacional, com um bom elenco, e Santos ocupam o indesejado grupo, que conta ainda com o Goías.

Confira os resultados da quinta rodada:

São Paulo 5 x 1 Atlético-MG – Morumbi

O Tricolor conquistou a sua primeira vitória no Brasileirão. Em apenas 15 minutos, o São Paulo já vencia o irreconhecível Atlético por 3 a 0. Os gols são-paulinos foram marcados por Hernanes, Joilson, André Dias e Hugo, em duas oportunidades, enquanto Coelho descontou para o alvinegro. Com o triunfo, o time paulista chegou a à 11ª posição, com seis pontos, mesma pontuação do Atlético, porém o Galo leva desvantagem no saldo de gols.

Ipatinga 0 x 0 Náutico – Ipatingão

Jogo muito fraco tecnicamente. O Ipatinga continua mostrando as suas deficiências técnicas, perdendo preciosas oportunidades de gol. Já o Náutico, que realiza uma surpreendente campanha (3º colocado, com 10 pontos), perdeu a chance de se aproximar dos líderes do Campeonato.

Flamengo 5 x 0 Figueirense – Maracanã

Show de Marcinho. Em uma partida impecável, o armador marcou três gols e teve participação em outros dois marcados por Sousa. A goleada coloca o Flamengo na liderança da competição, ao lado do Cruzeiro, com 13 pontos. Já o Figueira, com uma defesa muito frágil (15 tentos sofridos) ocupa a 16ª posição com cinco pontos.

Atlético-PR 5 x 0 Goiás – Arena da Baixada

Não podemos tirar os méritos do Furacão nesta goleada, mas o Goiás deu uma tremenda ajuda neste elástico placar. Os esmeraldinos vivem um péssimo momento, e neste duelo ficou visível a desconcentração da equipe. Além da atuação ruim do goleiro Harlei, os goianos proporcionaram um lance inusitado: após um ataque do Atlético, o volante Amaral achou que o árbitro havia marcado uma falta e tocou a bola com a mão dentro da área. O juiz Paulo César de Oliveira (SP) assinalou pênalti, convertido por Marcelo Ramos.

Grêmio 2 x 1 Fluminense – Olimpico

Pela primeira vez, o Flu utilizou a maioria dos titulares neste Brasileirão. Mesmo assim, a equipe continua sem vencer. O Grêmio, por sua vez, faz uma boa campanha, ocupando a quarta colocação com 10 pontos. Neste duelo de tricolores, o colombiano Perea foi o destaque, marcando os dois gols dos gremistas. O tento do Fluminense foi feito por Dodô, em cobrança de pênalti.

Sport 2 x 0 Palmeiras – Ilha do Retiro

Mesmo com um time reserva, o Leão provou ser o algoz do Palmeiras nesta temporada. O Sport, finalista da Copa do Brasil, foi melhor durante todo o jogo. Os gols foram marcados por Luciano Henrique, no primeiro tempo, e Roger, na etapa complementar.

Portuguesa 3 x 1 Internacional – Canindé

O Colorado não vive mesmo um bom momento. Com um bom elenco e apontado como um dos favoritos ao título, a equipe não consegue deslanchar na competição, amargando a 17ª posição, com apenas quatro pontos. Já a Lusa do bom atacante Diogo conquistou a sua primeira vitória, mas mesmo assim ocupa o pífio 14º lugar, com cinco pontos.

Vitória 1 x 0 Santos – Barradão

Outra equipe que não se encontra na competição é o Santos. Na estréia do técnico Cuca, o Peixe mostrou as mesmas deficiências dos tempos de Leão. O gol dos baianos foi marcado por Dinei, ex-atacante do Guaratinguetá. Com o triunfo, o Vitória subiu para o oitavo lugar, com sete pontos. Já o Santos se encontra em situação complicada, ocupando a 18ª posição, com quatro pontos.

Cruzeiro 1 x 0 Vasco – Mineirão

No jogo em que apenas o Cruzeiro atacou, o goleiro do Vasco Tiago e o árbitro Wilson de Sousa Mendonça foram os protagonistas. O arqueiro vascaíno fazia uma das melhores atuações de sua carreira, defendendo inclusive um pênalti cobrado por Guilherme. No entanto, aos 23min, Tiago cometeu um anti-jogo: o goleiro colocou as mãos na bola depois de já tê-la posto em jogo e sem que outro jogador a tenha tocado (regra 12). Polêmicas de lado, o Cruzeiro se aproveitou do tiro livre indireto e chegou ao seu gol com Charles. O resultado coloca o time celeste em segundo lugar, com 13 pontos – mesma pontuação do líder Flamengo. Já o Vasco estacionou no sétimo lugar, com sete.

Botafogo 2 x 1 Coritiba - Engenhão

Na estréia do técnico Geninho no Fogão, o time carioca venceu o Coxa contando com a ajuda dos gandulas, que foram advertidos pela arbitragem ao retardar por vários momentos a reposição da bola. O Coritiba, que apresenta um time limitado, mas um bonito futebol, tem cinco pontos e está em 13º lugar. Já o Botafogo subiu oito posições, ocupando a nona posição, com sete pontos.


Luciano Dias

Nenhum comentário: