sexta-feira, 27 de junho de 2008

Alemanha e Espanha medem forças na final da Eurocopa


A 13ª edição da Eurocopa chega ao fim neste domingo. Este ano, a principal competição entre seleções do velho continente foi disputada pela primeira vez em duas sedes: Áustria e Suíça. A grande final será disputada entre a Alemanha, maior vencedora da competição com três conquistas, e Espanha, que venceu a Euro em uma ocasião. Confira algumas características das duas seleções finalistas:

Alemanha

Em toda competição que entra, a Alemanha é sempre considerada favorita, independente do momento que vive. A equipe comandada por Joachim Löw tem como destaques os meias Michael Ballack, Schweinsteiger e Podolski.

Com um futebol previsível, os alemães têm mais uma vez a campanha questionada. A primeira fase foi conturbada, principalmente por causa da derrota para a Croácia por 2 a 1. No entanto, há competições, como a Eurocopa, que a tradição faz a diferença. E com a força da camisa alemã, os tri-campeões do mundo eliminaram, nas quartas-de-final, a badalada seleção de Portugal, com uma difícil vitória por 3 a 2. Nas semifinais, a Alemanha enfrentou a Turquia, e com um gol do lateral Phillip Lahm aos 45 minutos do segundo tempo, os comandados de Joachim Löw conquistaram a vaga para a decisão.

Espanha

A seleção espanhola vem mostrando o futebol mais vistoso desta Euro. Historicamente, a Espanha tem a fama de formar grandes seleções, mas os problemas internos sempre atrapalharam a Fúria nos momentos decisivos. No entanto, a equipe comandada pelo veterano Luis Aragonés vem demonstrando grande união entre os jovens jogadores. E para formar este grupo unido, Aragonés afastou um dos ídolos da torcida espanhola: o craque Raul, do Real Madrid. De fato, apresentar um destaque desta seleção é uma tarefa árdua, mas é válido enaltecer a boa participação do volante brasileiro – naturalizado espanhol - Marcos Senna.

Com um belo futebol, a Fúria fez uma primeira fase tranqüila, com três convincentes vitórias sobre Rússia, Suécia e Grécia. Nas quartas, os comandados de Aragonés eliminaram a tradicional seleção italiana, nos pênaltis, depois de empatar em 0 a 0 no tempo normal. Nas semifinais, a Espanha goleou a Rússia por 3 a 0, não deixando contestações sobre sua bela campanha.



Luciano Dias

Nenhum comentário: