domingo, 22 de junho de 2008

Cruzeiro se reabilita com goleada sobre o Figueira

O Cruzeiro se recuperou, neste sábado, da goleada sofrida para o Palmeiras na última rodada do Brasileirão. Jogando no Mineirão, o time celeste goleou o Figueirense por 3 a 0 e assumiu a liderança, provisória, do campeonato. O destaque do duelo foi o atacante Weldon (foto), que reestreou com a camisa da Raposa e marcou dois gols.

A equipe estrelada entrou em campo sem Charles e Ramires, que estão servindo a seleção olímpica. Em seus lugares entraram Jonathan, deslocando Marquinhos Paraná para o meio, e Camilo. Desta forma, o Cruzeiro atuou com dois armadores, lembrando os tempos de Dorival Júnior. Já o Figueira, que tem a pior defesa da competição (19 gols sofridos), foi escalado por Guilherme Macuglia no esquema 4-4-2.

Mesmo com mais um homem de criação no meio, o Cruzeiro tinha dificuldades para vencer a forte retranca catarinense. Com um meio congestionado, as laterais eram as melhores opções do time celeste, principalmente pelo lado esquerdo, com Jadílson em dia inspirado. A equipe catarinense, por sua vez, explorava os contra-ataques e os erros da equipe mineira. Aos 19min, em contragolpe, Tadeu (revelado pelo Cruzeiro) escapou rápido, ficou de frente para a meta de Fábio, sem marcação, mas arrematou mal.

Aos 33min, Ânderson Luiz cometeu pênalti sobre Guilherme (o quarto pênalti sofrido pelo Cruzeiro na competição. O mesmo Guilherme converteu, cobrando no canto direito de Wilson. O atacante, enfim, inaugurou o telão do Mineirão. O gol deu mais tranqüilidade ao Cruzeiro que passou a explorar o artifício utilizado pelo Figueira: os contragolpes.

Aos 8min da etapa complementar, Weldon foi lançado nas costas da zaga cortou o zagueiro, mas frente-a-frente com Wilson, o atacante fez o mais difícil e perdeu um gol feito. No entanto, aos 11, Weldon se redimiu, e depois de receber primoroso cruzamento de Wagner, marcou de cabeça o segundo tento celeste. Weldon marcou o terceiro, depois de uma desconcertante jogada de Jadílson pela ponta esquerda. Com o triunfo garantido, o Cruzeiro apenas administrou o restante da partida.

O próximo compromisso do Cruzeiro será o São Paulo, domingo, no Mineirão. Já o Figueira busca a reabilitação em contra o Atlético-MG, no estádio Orlando Scarpelli, em Santa Catarina.

No finalzinho, São Paulo mantém ascensão

O São Paulo mostrou dificuldade para criar jogadas neste sábado, mas, no sufoco, conquistou sua terceira vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro. Aos 45min do segundo tempo, Hugo aproveitou bola espirrada na área para mandar para as redes do Sport, que amarga a segunda derrota seguida após o título da Copa do Brasil. Embalado pelos triunfos que obteve sobre Atlético-MG e Flamengo nas rodadas passadas, o Tricolor soma agora 12 pontos. Já o Sport continua com oito.

Imagem: Paulo Filgueiras/EM


Luciano Dias

Nenhum comentário: