quinta-feira, 26 de junho de 2008

Apático, Flu é goleado no primeiro duelo da final da Libertadores

Com um primeiro tempo desastroso, o Fluminense não começou bem a busca pelo título da Copa Libertadores. A LDU jogou melhor no estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador, venceu a equipe brasileira por 4 a 2. Para conquistar o título inédito, o Flu precisa vencer o jogo de volta, no Maracanã, por pelo menos três gols de diferença. Se vencer por dois tentos, a partida irá para a prorrogação, e permanecendo o resultado, o campeão sul-americano vai sair na cobrança de pênaltis.

Os jogadores do Fluminense sabiam que o lado direito da LDU, com o ala Guerrón, era o ponto forte dos equatorianos. Entretanto, mesmo ciente da força do adversário, o Tricolor deixou o bom jogador, já vendido ao Getafe (ESP), fazer a festa pelo lado esquerdo do Flu. De quebra, Guerrón preocupava tanto os cariocas, que Júnior César, destaque do Fluminense nesta temporada, pouco chegou ao ataque.

As emoções do primeiro tempo foram intensas. Com apenas um minuto de jogo, o atacante Bieler abriu o placar, após cruzamento de Guerrón e falha da defesa carioca. Mesmo com o resultado adverso no placar, o time tricolor pareceu não sentir a pressão e equilibrou as ações do embate. O empate veio aos 11min, com o argentino Conca, após uma bela cobrança de falta, no ângulo direito do goleiro Cevallos.

A LDU passou a jogar melhor após o gol do Flu e chegava com perigo ao gol de Fernando Henrique, que fazia algumas defesas importantes. Mas nos momentos em que os equatorianos pressionavam, a defesa do time brasileiro mostrava que não estava em um bom dia. Ainda na primeira etapa, o time do Equador marcou mais três vezes e saiu para o intervalo com um resultado muito confortável.

Aos 28min, após rebote defensivo, Guerrón chutou cruzado, com muita força, e a bola morreu no canto direito do gol Tricolor. Em meio ao apoio da torcida e da falta de reação da defesa do Fluminense, Campos marcou de cabeça apenas quatro minutos depois, ao escorar cruzamento de Bolaños. No minuto final do primeiro tempo, a LDU ainda marcou quarto, com Urrutia de cabeça.

O Fluminense voltou para a etapa complementar com um pouco mais de atitude e diminuiu a diferença com apenas seis minutos. Gabriel fez o cruzamento e Thiago Neves marcou de cabeça. O time carioca retornou ao jogo e o confronto ficou aberto. O ímpeto da LDU passou a ser menor e as duas equipes chegavam principalmente em lances de bola parada. Com os sinais de cansaço demonstrados por ambas as partes, o resultado começou a ser encarado como positivo. O próprio técnico Renato Gaúcho incentivava a demora na reposição de bola por parte de seus comandados.

No fim do jogo, a LDU ainda teve uma chance para marcar o quinto, mas o goleiro Fernando Henrique fez bela defesa, e ainda viu a bola bater no travessão, antes voltar às suas mãos. Para Renato Gaúcho, esta intervenção de Fernando Henrique e o gol de Thiago Neves foram momentos essenciais para o Fluminense conquistar o inédito título. Veremos se a previsão de Renato está correta na próxima quarta, dia 2.

Imagem: Dolores Uchoa/AP


Luciano Dias

Nenhum comentário: