quinta-feira, 5 de junho de 2008

Com determinação, Corinthians larga na frente na final da Copa do Brasil

Quando esta edição da Copa do Brasil começou, equipes como Internacional, Palmeiras, Grêmio e Botafogo eram apontadas como os grandes favoritos. Poucos esperavam um time nordestino e um clube que amarga a segunda divisão na final. Entretanto, esta competição permite a chegada de azarões. Como não esquecer os títulos do Juventude, em 1999, do Santo André, em 2004, e do Paulista em 2005.

Com favoritismos deixados de lado, os azarões (adjetivo de acordo com a história recente) Corinthians e Sport iniciaram, nesta quarta-feira, a disputa da final da Copa do Brasil, torneio considerado o caminho mais curto para a Copa Libertadores da América. Melhor para o time paulista, que no Morumbi lotado (64.186 pagantes) venceu a equipe pernambucana por 3 a 1. Com o resultado, o Timão poderá perder até por um gol de diferença em Recife para ficar com o troféu. A segunda partida da decisão será disputada dia 11, na Ilha do Retiro.

O Corinthians entrou em campo no tradicional 4-4-2. Sem contar com o armador Douglas (não está inscrito na Copa do Brasil), Alessandro e Diogo Rincón foram os incumbidos para organizarem as jogadas. Mesmo com um time pouco técnico, o Timão mostrou a histórica raça e determinação, somando-se ainda à força de sua fanática torcida. Nelsinho Batista manteve o Sport no 3-5-2, com dois volantes de marcação.

Mas, mesmo com a formação defensiva, o Leão foi facilmente envolvido pela velocidade corintiana. O Sport parecia muito nervoso, mesmo jogadores experientes como Igor, Luisinho Netto e Carlinhos Bala. O Corinthians, por sua vez, entrou com um ritmo alucinante, não deixando os pernambucanos trocarem sequer três passes seguidos. Desta maneira, a etapa inicial terminou 2x0 para o Timão.

O primeiro gol saiu aos 19 minutos, com Dentinho aproveitando um rebote dentro da área e com o goleiro Magrão já no chão. O segundo não demorou muito a sair. Após o árbitro Heber Roberto Lopes deixar de marcar uma falta clara em cima de Luciano Henrique, os paulistas puxaram o contra-ataque e Herrera (foto) completou para o fundo das redes. Além de sair à frente do placar, os corintianos ainda perderam pelo menos três gols feitos, dois com Dentinho e um com Herrera.

Posturas diferentes no segundo tempo. O Sport voltou alterado para a etapa, com o centroavante Roger entrando na vaga do armador Luciano Henrique, que pouco produziu. A mudança fez com que os leoninos segurassem mais a bola no ataque, o que não havia acontecido nos primeiros 45 minutos. A proposta do Corinthians era clara: apostar nos contragolpes. E a escolha paulista deu certo, já que aos 31min a equipe logrou o terceiro gol. Após uma partida desastrosa, Luisinho Netto fechou com chave de ouro entregando uma bola de bandeja para Herrera, que puxou a marcação de Igor e Durval e tocou para Acosta mandar para as redes de Magrão.

Precisando marcar um gol para amenizar o revés, o Sport foi para cima e por pouco não diminuiu em uma cabeçada de Roger, que o goleiro Felipe fez um verdadeiro milagre. Mas, aos 45, Enílton marcou o gol de honra em uma jogada de muita raça, renovando, desta forma, as esperanças da torcida leonina. Mesmo com a boa vitória do Corinthians, nada está decidido na Copa do Brasil, levando-se em consideração o bom retrospecto do time pernambucano na Ilha do Retiro.

Imagem: Marcos Ribolli/ Globoesporte


Luciano Dias

Nenhum comentário: