quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Doze meses em 12 dias

Retrospectiva 2008: maio

Decisões dos Estaduais
Os campeonatos estaduais são decididos. Em Minas, o Cruzeiro derrota novamente o Atlético, desta vez por 1 a 0. No Paulistão, o Palmeiras fica com o caneco e no Rio, o Flamengo é campeão. No Gaúcho, o Inter triunfa e no Paranaense, o Coritiba é o vencedor.

Copa do Mundo de judô agita Belo Horizonte
Com um excelente desempenho na Copa do Mundo de Judô, disputada em Belo Horizonte, o grupo brasileiro aumenta as expectativas para as Olimpíadas. Com 34 medalhas (oito de ouro, 10 de prata e 16 de bronze), o Brasil termina em primeiro lugar o torneio.

Fim de linha na Libertadores para Cruzeiro e Flamengo
O Cruzeiro perde as duas partidas para o Boca Júniors, no La Bombonera e no Mineirão, por 2 a 1, e é elminado nas oitavas-de-final. O Flamengo também é eliminado nesta fase, e de forma vergonhosa. Podendo perder por uma diferença de dois gols para o América-MEX (o Rubro-Negro venceu o primeiro jogo, no México, por 4 a 2), a equipe é derrotada por 3 a 0, no Maracanã.

Santos e São Paulo também dão adeus à Libertadores
O Santos é a nova vítma de Cabañas. O paraguaio faz os gols da vitória do América-MEX por 2 a 0, na Cidade do México. Na partida de volta, na Vila Belmiro, o Peixe vence apenas com o placar mínimo e dá adeus ao sonho do tri. Já o São Paulo é eliminado em um jogo histórico contra o Fluminense. Com um gol do "coração valente" Washington, nos acréscimos, o Tricolor carioca vence por 3 a 1, no Maracanã, e elimina o paulista.

Começa o Campeonato Brasileiro
O Campeonato mais disputado do mundo tem o seu inicio. Algumas equipes começam com equipes mistas por causa da Copa do Brasil e da Libertadores, mas nada que possa tirar o brilho do Brasileirão. Confira os placares da primeira rodada e os objetivos das equipes na competição: parte I e parte II.

Federação Internacional pune Rebeca Gusmão
O sonho da nadadora Rebeca Gusmão de conquistar medalha olímpica é adiado, no mínimo, até 2012, data das Olimpíadas de Londres. O Painel de Doping da Fina (Federação Internacional de Natação) suspende a brasileira até o final de 2009, punição que a impede de disputar as Olimpíadas de Pequim.

Nadal vence Federer e triunfa em Hamburgo
A final do Masters Series de Hamburgo coloca frente-a-frente os dois melhores tenistas do mundo. Rafael Nadal e Roger Federer repetem a final de 2007, mas desta vez prevalece a estrela do rei do saibro. Nadal vence o suíço por 2 sets a 1 (7-5/6-7/6-3) e pela primeira vez conquista o torneio alemão.

Manchester United leva a Liga dos Campeões
Em Moscou, o Manchester United vence o Chelsea nos pênaltis por 6 a 5 (depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal) e garante pela terceira vez a cobiçada Liga dos Campeões. Van Der Sar é o herói dos Reds Devil ao defender o último pênalti cobrado pelo francês Anelka – para a sorte do português Cristiano Ronaldo que havia desperdiçado.

2 comentários:

Vinicius Grissi disse...

Os fatos mais importantes: vexame do Flamengo e título do Manchester.

Anônimo disse...

O Galo perde as duas para o Cruzeiro e praticamente e a postura da equipe fica a mesma durante o Brasileiro.

valeu