quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Despedida de Vanderlei Cordeiro e brilho africano marcam a São Silvestre

Coluna Luciano Dias - Memória e calculadora esportiva

Adeus Vanderlei Cordeiro de Lima. Ele cumpriu o prometido e fez apenas uma São Silvestre discreta, mas mesmo assim foi extremamente ovacionado pelo público ao terminar os 15 quilômetros e beijar o chão.

Mas o brilho na prova, realizada no último dia de 2008, ficou por conta dos estrangeiros. O fato de ter confirmado presença faltando apenas cinco dias para a disputa não impediu o queniano James Kipsang e a etíope Yimer Wude Ayalew mostrarem os seus repertórios. Apostando em um tática que impunha ritmo forte a partir da metade da prova, os dois cruzaram a linha de chegada na primeira colocação, desbancando os principais favoritos ao título.

Sem demonstrar nenhum cansaço na temida subida da Avenida Brigadeiro Luis Antônio, Ayalew repetiu o feito de Derartu Tulu em 1994 e deu o segundo êxito ao país nas ruas paulistanas. Ela ainda conseguiu a proeza de não ser ultrapassada por nenhum homem. era considerada especialista em prova mais curtas e de velocidade. A jovem de apenas 21 anos tinha como principal credencial o título da Corrida da Mulher, em Lisboa, quando superou superou inclusive a queniana Alice Timbilili, campeã do tradicional evento paulistano no ano passado.

Longe de ser apontada como favorita, Fabiana Cristine Silva conseguiu o segundo lugar. Mesmo não vencendo, até que o Brasil teve êxito entre as mulheres: além de Fabiane, Marily dos Santos, Marizete Moreira e Luzia de Souza Pinto conseguiram terminar no pódio.

No masculino, Kipsang pode se gabar de ter colocado o Quênia como maior vencedor da fase internacional da São Silvestre, iniciada em 1945: agora, o país africano soma 11 títulos, contra dez dos anfitriões. O vice entre os homens ficou com o então favorito Evans Cheruiyot, atual campeão da Maratona de Chicago.

Kipsang acumula bons resultados na carreira: este ano, ele foi o segundo colocado na Maratona de Berlim, além de ter conseguido o quarto lugar na Maratona de Nova York, vencida pelo brasileiro Marílson dos Santos, que não participou da São Silvestre por conta de uma contusão.

Principal esperança brasileira na disputa, o mineiro Franck Caldeira sentiu dores abdominais e abandonou por volta do décimo quilômetro. Desde que se sagrou campeão, em 2006 (última vitória brasileira), ele não conseguiu mais terminar a São Silvestre: no ano passado, ele abandonou no mesmo trecho ao sentir uma indisposição. A melhor colocação brasileira foi apenas o sétimo lugar de Raimundo Nonato Sousa Aguiar.


Imagem: Marcos Ribolli/
globo

Nenhum comentário: