quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Goiás lidera o Brasileirão, pelo menos no segundo turno

Coluna Luciano Dias - Memória e calculadora esportiva

Nem Grêmio, nem Palmeiras, nem Cruzeiro. O líder do segundo turno do Campeonato Brasileiro é o Goiás. Com uma campanha irretocável nesta fase do Nacional, o time esmeraldino chegou, com a goleada sobre o Santos no último domingo, aos 16 pontos (5v, 1e, 1d) em sete partidas disputadas. A equipe também possui os melhores ataque e saldo do segundo turno: são 16 gols marcados e apenas quatro sofridos.

Não é a primeira vez que o Goiás realiza boa campanha em fase complementar. Em 2003, o time teve o melhor desempenho do returno, superando inclusive o Cruzeiro, campeão daquele ano. Em 2005, a equipe esmeraldina conquistou uma inédita vaga na Libertadores. A exceção dos últimos campeonatos ocorreu no ano passado, quando os goianos quase foram rebaixados.

O Palmeiras é o vice-líder do campeonato e do returno. O time de Luxemburgo soma 15 pontos (5v, 0e, 2d) nesta fase. As únicas derrotas do Verdão na segunda etapa foram justamente para equipes que fecham o G-4 do returno: Inter e Sport.

Se por um lado, o Goiás mostra a ascensão, por outro, o Grêmio, lider há 13 rodadas, apresenta uma queda perigosa na competição. No segundo turno, o Tricolor dos Pampas está apenas na 12ª posição, com nove pontos (2v, 3e, 2d).

A queda de produção dos gaúchos começa pela zaga, que nos últimos seis jogos sofreu na média um gol por partida - equivalente à defesa do Fluminense, que está na zona de rebaixamento. Outrora, era quase impossível furar as redes do goleiro Víctor.

Mas, a pior campanha do segundo turno pertence ao Figueirense. Os catarinenses, que não vencem há seis jogos, somaram apenas três pontos (1v, 0e, 6d).

As campanhas das equipes mineiras são irregulares nesta fase. O Cruzeiro é o oitavo com 10 pontos (3v, 1e, 3d), o Atlético é o décimo com nove (2v, 3e, 2d) e o Ipatinga, lanterna do Brasileirão, é o 16º do returno com oito (2v, 2e, 3d).

2 comentários:

Anônimo disse...

É... vira e mexe o Goiás apronta uma dessas. Pena para eles não manter essa regularidade desde o início da competição. A minha surpresa neste campeonato fico com o time do Vitória.

Anônimo disse...

Infelizmente, é comum v o cruzeiro cair de produção no segundo turno...
mas eu acredito no título...