domingo, 28 de setembro de 2008

Alonso vence primeira corrida noturna


Coluna Pedro Rotterdan - Pole Position


Definitivamente, foi uma noite (em Cingapura) para brasileiros e ferraristas esquecerem. Isso porque, na primeira corrida noturna, Nelson Piquet foi o primeiro piloto a bater; Barrichello, o primeiro a desistir por problemas mecânicos. Já o maior erro de todos ficou por conta da Ferrari, a primeira equipe a fazer uma trapalhada. No caso, tirou as possibilidades de vitória de Felipe Massa. Chegou apenas em 13º lugar.


Mas três pilotos têm motivos de sobra para comemorar: o bicampeão Fernando Alonso voltou a vencer (a última vitória havia sido no GP da Itália, temporada passada, quando corria pela McLaren). O espanhol teve muita sorte ao entrar para o pit stop na 13ª volta (a primeira troca de pneus e reabastecimento de corridas noturnas), pois na 15ª, o brasileiro Nelsinho Piquet rodou na pista e colidiu no muro.

Daí, o carro de segurança precisou entrar na pista para a remoção do veículo. Assim, Alonso apenas manteve a calma para ser o primeiro vencedor noturno da história. Outro piloto privilegiado com a batida foi Rosberg, da Williams, que terminou em segundo lugar, seguido por Hamilton. O inglês aumentou a vantagem e agora lidera com sete pontos de diferença para Felipe Massa.

Erro da Ferrari prejudica Massa

Como dito antes, a Ferrari foi a primeira equipe a errar em corridas noturnas. A equipe italiana resolveu inovar há algumas provas, quando colocou em uso um aparelho que facilitaria o pit stop, mas não foi bem isso que aconteceu. Felipe Massa largou na pole e até a 18ª volta liderava a corrida. Para aproveitar o carro de segurança na pista, resolveu parar para reabastecer, mas o novíssimo aparelho da Ferrari não deu certo. A luz verde apareceu para Massa e, ao arrancar, saiu puxando mecânico e bomba de gasolina. Com o erro técnico, o piloto caiu para a última colocação, ficando sem chances de pontuar na prova.

Agora, a situação do brasileiro se complica. Massa está em segundo lugar na competição com 77 pontos, enquanto Hamilton lidera com 84.

Restam três corridas: dia 12 de outubro, no Japão; dia 19 do mesmo mês, outra etapa na China; para fechar a temporada, dia 2 de novembro, em Interlagos, São Paulo. Considerando que na temporada passada Raikkonen se encontrava em situação pior que a de Massa neste ano. Quem sabe, o título do brasileiro se concretiza aqui no País.


Imagem: globo.com

Nenhum comentário: