terça-feira, 2 de setembro de 2008

Fim do pesadelo

Enfim, está fechada a janela de transferência européia, que assustou muitos times brasileiros durante dois meses. Mas não é só o futebol do velho continente que levam jogadores daqui para o exterior, o mundo Árabe está a cada dia mais presente nas contratações de atletas brasileiros. Em 2007, 81 jogadores deixaram o Brasil com destino ao continente europeu, mundo Árabe e outras partes do mundo. Este ano, o número caiu para 57 jogadores. Flamengo, Atlético-MG, Cruzeiro, Santos, São Paulo e Fluminense foram os clubes que mais perderam atletas.
.
Principais transferências

O Flamengo, que chegou a liderar o Campeonato Brasileiro, sofreu a perda de oito jogadores. Entre eles estão o meia Renato Augusto, que foi para o Bayer Leverkusen da Alemanha, o atacante Souza, contratado pelo Panathinaikos da Grécia, e Marcinho, novo refoço do Qatar S.C do Qatar. O Fluminense, vice-campeão da Libertadores 2008, também sofreu a perda de quatro jogadores. Dentre as transferências estão o volante Cícero, contratado pelo Hertha Berlim da Alemanha, o lateral direito Gabriel, que será companheiro de Souza no Panathinaikos, e Thiago Neves, medalha de bronze em Pequim, e vai atuar pelo Hamburgo da Alemanha.

O Atlético-MG perdeu cinco jogadores, dois deles foram titulares durante boa parte doa ano. O meia Danilinho foi vendido para o Jaguares do México por 2 milhões de dólares e o volante Renan foi emprestado para o Celta de Vigo da Espanha até junho de 2009. Ainda em Minas, o Cruzeiro, outro time que liderou o Brasileirão, perdeu oito jogadores, dois deles titulares no time de Adilson Batista. O boliviano Marcelo Moreno, artilheiro da Copa Libertadores ao lado de Cabanãs (oito gols), foi para o Shaktar Donetsk da Ucrânia. O volante Charles vai jogar na Rússia, pelo Lokomotiv de Moscou. O atacante Jonathas vai atuar na Holanda pelo AZ Alkmaar, e Kerlon no Chievo da Itália.

Em São Paulo, mais três times sofreram com as transferências. O Palmeiras perdeu o chileno Valdívia para o Al Ain dos Emirados Árabes. O zagueiro Henrique foi para o Bayer Leverkusen e Diego Cavalieri para o Liverpool. O São Paulo ficou sem cinco atletas, como o zagueiro Alex Silva, novo reforço do Hamburgo. Outra perda foi o atacante Aloísio que vai para o Al-Rayyan do Qatar. A Portuguesa ficou sem Diogo, que vai jogar na Grécia pelo Olympiacos. Já o Santos perdeu cinco jogadores, destaque para Rodrigo Tabata, contratado pelo Gaziantepspor da Turquia.

No sul, tanto Inter quanto Grêmio perderam jogadores importantes. O Grêmio ficou sem Roger, que fará companhia para Marcinho no Qatar SC. O Inter perdeu o Fernandão, mas o atacante continuará sendo rival de Roger no Qatar, já que atuará pelo Al-Gharafa. Além de fernandão, o Colorado perdeu também o goleiro Renan, titular da seleção olímpica em Pequim, para o Valência da Espanha.

O Coritiba perdeu o meia Michael para o futebol japonês. Já o Figueirense perdeu Felipe Santana para o .Na Bahia, o Vitória ficou sem o atacante Dinei, que pertence ao Atlético-PR, e liberou o empréstimo do jogador para o Celta de Vigo até junho de 2009.

Confira a lista completa dos jogadores que deixaram o Brasil

ATLÉTICO MINEIRO – Coelho, Bologna-ITA, Danilinho Jaguares-MEX, Almir Ulsan-COR, Amaral Las Palmas-MEX, Renan, Celta-ESP
ATLÉTICO PARANAENSE – Bolívia, Naval-POR, Kaio Cerezo Osaka-JAP
BOTAFOGO – Vanderlei, União Leiria-POR
CORITIBA – Michael Japão
CRUZEIRO – Marcelo Moreno, Shakhtar Donetsk–UCR, Marcinho, Jubilo Iwata-JAP, Nenê, Nacional-POR, Eliézio, Nacional-POR e Maicon , Nacional-POR, Charles, Lokomotiv-RUS, Kerlo Chievo-ITA, Jonathas AZ Alkmaar-HOL.
FIGUEIRENSE – Felipe Santana, Borussia Dortmund-ALE, Simplício, Naval-POR
FLAMENGO – Renato Augusto, Bayer Leverkusen-ALE, Marcinho, Qatar FC-QAT, Anderson Bamba, Nacional-POR, Vinicius Pacheco, Belenenses-POR), Souza, Panathinaikos-GRE, Rodrigo Arroz, Belenenses-POR, Pedro Beda, Heerenveen-HOL, Michel, Almeria-ESP
FLUMINENSE – Gabriel, Panathinaikos-GRE, Cícero, Hertha berlin-ALE, Dori, Sundsvall-SUE, Thiago Neves, Hamburgo-ALE
GRÊMIO – Roger, Qatar FC-QAT, Eduardo Costa, Espanyol-ESP, Rodrigo Mendes, Al Sarja-QAT
INTERNACIONAL – Fernandão, Al Gharaffa-QAT, Sidnei, Benfica-POR, Renan, Valencia-ESP
IPATINGA – Edmar, Sporting Braga-POR
NÁUTICO – Wellington, Hoffenhein-ALE
PALMEIRAS – Henrique, Bayer Leverkusen-ALE, Diego Cavalieri, Liverpool-ESP, Valdivia, Al Ain-QAT
PORTUGUESA – Júlio Santos, Le Tours-FRA, Christian, Pachuca-MEX, Diogo, Olympiacos-GRE
SÃO PAULO – Adriano, Internazionale-ITA, Fábio Santos, Lyon-FRA), Reasco, LDU-EQU, Alex Silva, Hamburgo-ALE, Aloísio, Al Ain-QAT
SANTOS – Betão, Dinamo Kiev-UCR, Rodrigo Tabata, Gaziantepspor-TUR, Vítor Júnior, Kashima Antlers-JAP, Marcinho Guerreiro, Murcia-ESP, Alemão, Udinese-ITA
SPORT – Daniel Paulista, Rapid Bucareste-ROM
VASCO – Pablo, Zaragoza-ESP, Villanueva, Tashekent-UZB
VITÓRIA – Dinei, Celta-ESP

Imagens: Globo e Estadão

Pedro Rotterdan

Nenhum comentário: