domingo, 27 de janeiro de 2008

Após bater Federer, Djokovic supera zebra e leva 1º Grand Slam

O sérvio Novak Djokovic venceu, na manhã deste domingo, o francês Jo-Wilfried Tsonga por 3 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/4, 6/3 e 7/6 (7/2), e faturou seu primeiro Grand Slam, o Aberto da Austrália. O jovem de 20 anos chegou à final credenciado como favorito, contra um jogador considerado zebra, mas precisou virar o jogo para conquistar o torneio.


Djokovic não perdeu nenhum set até alcançar a decisão. Mas na rodada anterior, nas semifinais, que realizou seu grande feito. O sérvio eliminou Roger Federer, impediu que o suíço vencesse o 13º troféu de Grand Slam (ficaria a um do recordista Pete Sampras) e interrompeu uma série de oito conquistas consecutivas deste tipo de torneio - exceto Roland Garros, torneio que Federer nunca venceu.

Tsonga, de 22 anos, foi a zebra do torneio. Mesmo ocupando somente a 38ª colocação do ranking, o francês derrotou quatro cabeças-de-chave antes de chegar à finalíssima: o escocês Andy Murray na estréia, o francês Richard Gasquet nas oitavas, o russo Mikhail Youzhny nas quartas e o espanhol Rafael Nadal nas semifinais.

E foi a considerada surpresa que começou com o domínio da partida. Aproveitando os diversos erros que Djokovic cometia, o francês quebrou duas vezes o saque do adversário para fechar a primeira parcial por 6/4.

No segundo e terceiro set, o sérvio melhorou o saque, passou a errar menos e conseguiu virar a partida: marcou 6/4 e 6/3. O último set da partida foi o mais disputado. Os dois tenistas sacaram muito bem - Tsonga teve o único break point da série no 11º game, mas desperdiçou e viu a decisão ir para o tie-break. No desempate, o sérvio manteve sua regularidade e definiu em 7/2 com certa tranquilidade.

Imagem: EFE


Thiago Ricci

Nenhum comentário: