terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Guga anuncia aposentadoria

O tenista Gustavo Kuerten confirmou nesta terça-feira que 2008 será seu último ano como profissional. O brasileiro, de 31 anos, pretende encerrar a carreira após a disputa do Aberto de Roland Garros, em Paris, que será disputado no final de maio, ou após representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim, na China, em agosto.

Em sua vitoriosa carreira, o catarinense foi o primeiro brasileiro a ganhar um torneio de Grand Slam, o título de 1997 nas quadras de Roland Garros. Com um estilo diferente (cabelos grandes com tiara ou boné para trás) para o mundo deste esporte até então , Guga foi apelidado de surfista do tênis. O tenista repetiu o feito de Roland Garros em 2000 e 2001. No total, são 20 títulos de simples e oito de duplas.

Entretanto, uma lesão crônica no quadril, que acompanha kuerten desde 2002, vem tirando o brasileiro de grandes torneios. O único outro caso famoso desta lesão foi o do tenista Magnus Norman, forçado a se aposentar em 2003, aos 27 anos. Foi o próprio sueco, que disputou a final de Roland Garros contra o brasileiro em 2000, quem indicou o médico que realizou a primeira cirurgia em Guga, o doutor Thomas Byrd.

Após mais de dez anos no circuito profissional de tênis, Guga quer se divertir em sua última temporada. Para isso, vai jogar apenas em competições que considera especiais, como o Grand Slam francês, o Aberto do Brasil, na Costa do Sauípe, o Masters Series de Miami e a Copa Davis.

Imagem: uol


Luciano Dias

Nenhum comentário: