terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Taça Libertadores - o sonho latino-americano

O Campeonato mais importante do continente americano. Assim podemos definir a Copa Libertadores da América, que na sua 49ª edição contará com a participação de 38 clubes. Na primeira fase 12 equipes em seis chaves de dois times cada, disputam jogos eliminatórios em ida e volta. Os vencedores se credenciam para a segunda fase para se juntarem as 26 equipes já ordenadas em grupos.

Com o total de 32 clubes, os mesmos são divididos em oito chaves, contabilizando quatro times em cada um. As equipes se enfrentam em ida e volta contra os adversários do próprio grupo. Classificam-se os dois primeiros de cada chave para as oitavas de final. A definição de adversários da fase seguinte se dará pelo critério técnico. O time de melhor campanha entre os primeiros colocados enfrentará o de pior retrospecto entre os que ficaram na segunda posição em seus grupos. O segundo jogará contra o sétimo e assim sucessivamente até se conhecer todos os confrontos.

Decidido os 16 classificados, os jogos de oitavas de final, assim como as fases seguintes serão realizados em jogos eliminatórios, de mata-mata, até a desejada final.


Confira os oito grupos, levando em consideração às equipes que estão na fase seletiva:


Grupo 1: Caracas(Ven), San Lorenzo (Arg), Real Potosí (Bol); Cruzeiro ou Cerro Porteño (Par)

Grupo 2: Danubio (Uru), Deportivo Cuenca (Equ), Estudiantes (Arg); Lanús (Arg) ou Olmedo (Equ)

Grupo 3: Boca Jrs (Arg), Colo-Colo (Chi), U. Maracaibo (Ven); Atlas (Mex) ou La Paz (Bol)

Grupo 4: C. Bolognesi (Per), Flamengo, Nacional (Uru);
Cienciano (Per) ou Wanderers (Uru)

Grupo 5: América (Mex), River Plate (Arg), U.S. Martín, U. Católica (Chi)

Grupo 6: Cúcuta Deportivo (Col), Guadalajara (Mex), San José (Bol), Santos

Grupo 7: São Paulo, Atl. Nacional (Col), S. Luqueño; Audax Italiano (Chi) ou Chicó (Col)

Grupo 8: Fluminense, LDU (Equ), Libertad (Par); Arsenal (Arg) ou Mineiros (Ven)

Os clubes em vinho disputam a pré-libertadores

Na disputa para entrar no Grupo 8, Arsenal sai na frente do Mineiros

Arsenal e Mineiros se enfrentaram, nesta terça-feira, na Argentina, no jogo de ida da fase seletiva. Com gols de Calderón e Leguizarón, os argentinos venceram a equipe venezuelana por 2 a 0. Atual campeão da Copa Sul-Americana, os hermanos mostraram superioridade em toda a partida e não deixaram espaços para o esforçado time da Venezuela, que pouco assustou em todo jogo.

No jogo de volta, no dia 5 de fevereiro, o Arsenal pode perder por um gol de diferença que estará classificado no Grupo 8 da Copa Libertadores. Caso o Mineiros vença por 2 a 0 a decisão será nos pênaltis. Os venezuelanos levam a vaga caso vençam por mais de dois gols de diferença.

Competição com domínio argentino

Os argentinos são os grandes vencedores da Libertadores, com 21 títulos no total. O Independiente é o maior campeão, com sete taças, seguido pelo Boca Juniors, atual vencedor e dono de seis troféus, sendo quatro deles desde o ano 2000. Contando com a base do ano passado, principalmente com os destaques Riquelme, Palácio e Palermo, o Boca é um dos grandes favoritos deste ano.

O São Paulo é o primeiro brasileiro a pintar na lista, com três títulos, ao lado de Nacional, Olímpia e Estudiantes de La Plata. Santos, Grêmio e Cruzeiro possuem dois títulos cada; Internacional, Palmeiras e Flamengo levantaram a taça uma vez.


fontes: libertadores



Luciano Dias