segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Os persistentes do futebol brasileiro



O futebol brasileiro apresenta todo ano gratas revelações. Basta destacar no último Campeonato Brasileiro realidades como o goleiro Felipe do Corinthians, o zagueiro Breno do São Paulo, o meia Thiago Neves do Fluminense e o atacante Guilherme do Cruzeiro.

Entretanto, meio a estes jovens, há aqueles jogadores que mesmo com idades avançadas tentam sobreviver no mundo do futebol. Os motivos para a permanência de vários atletas acima de 34 anos nos gramados brasileiros são variados. Um deles é a preparação física conteporânea, que permite um melhor condicionamento dos veteranos. Outro fator é o êxodo de atletas para o exterior, o que favorece a permanência dos “velhinhos” no futebol nacional.

Um grande exemplo de jogador insistente é o craque Romário, de 41 anos. O “baixinho” além de atleta, é o atual treinador do Vasco. Ainda no Rio de Janeiro, o Duque de Caxias, time da baixada Fluminense, anunciou esta semana a contratação do atacante Viola, 39, como o principal reforço para o Campeonato Carioca. O América do Rio tem em seu elenco o meia Válber, de 40. O clube tenta ainda a contratação de Valdir do Bigode, 34, que está no Al Nassr, dos Emirados Árabes.

Outro ex-corinthiano que persiste no futebol é Marcelinho Carioca, de 36 anos. O meia, exímio cobrador de faltas, atua no Santo André. A equipe do ABC paulista ainda conta em seu elenco com Fernando, 40, que teve boa passagem no Palmeiras, e Fernando Diniz, 36, que também atuou no Verdão dentre outras várias equipes do nosso futebol.

E falando em Palmeiras, lembram do Galeano? Quem pensou que ele pendurou as chuteiras está enganado. O volante, também zagueiro, de 35 anos, fechou com o Sertãozinho, time da segunda divisão do futebol paulista. Outro ex-palmeirense que continua atuando é o volante Amaral, de 35, que defenderá as cores do Barueri no Paulistão. No interior de São Paulo, mais precisamente no Francana, também se encontra Elivélton, destaque no Palmeiras, Cruzeiro e São Paulo. O “filho do vento” Euller, com 36, é outro que não parou. O velocista, hoje sem tanto vento, corre pelo América-MG que sofre na segunda divisão mineira.

Ainda em Minas, o atacante Marques, de 34, acertou com Atlético-MG. O Democrata de Sete Lagoas conta em seu elenco com dois “velhinhos”. Sandro Barbosa, 37, zagueiro com boas passagens pelo Galo, Botafogo e Sport e Jean Carlo, também de 37, que teve brilho no Palmeiras e no Cruzeiro.

E por falar na equipe celeste, ex-atletas do time da Toca da Raposa fazem sucesso no futebol cearense. O volante Cleisson, 34 anos (lembrando que ele começou como atacante) é o novo reforço do Ceará. O Fortaleza por sua vez conta com Paulo Isidoro, 34, que além do Cruzeiro brilhou no Palmeiras. O artilheiro das capoeiras Alex Alves, 34, treina no tricolor de aço e pode ser anunciado a qualquer momento como novo atleta do Fortaleza.

Outro ex-cruzeirense que mostra resquícios de futebol é Marcelo Ramos, 35 anos, que está no Atlético Paranaense. O Furacão por sinal, dispensou Ramom Meneses, também de 35. O atleta, que teve grande destaque no Vasco e no Atlético Mineiro, pode ir para o Vitoria da Bahia. Sem ressaltar que o time baiano já conta com o ex-vascaíno Sorato, 38, e Jackson, 34, jogador com boas passagens no Sport, Cruzeiro e Palmeiras. Partindo para o futebol pernambucano, Batata, 35, campeão Mundial pelo Corinthians, defende o modesto Salgueiro.

No Centro-Oeste, os veteranos são destaques. Túlio Maravilha, de 38 anos, possui mais de 800 gols na carreira. Ele promete muito mais vestindo a número nove do Vila Nova goiano. No Brasiliense encontra-se o zagueiro que defendeu o Brasil na Copa de 1998, Júnior Baiano, de 37, e o sempre artilheiro Dimba, de 34 anos. Este, por sua vez, destaca no site da globo que pretende jogar futebol até 2018.

Quanto aos goleiros, esta sim é uma posição que permite uma carreira um pouco mais prolongada. Basta enfatizar alguns arqueiros como, Rogério Ceni do São Paulo, prestes a completar 35 anos, Clemer, 39, do Inter de Porto Alegre, e Harlei, do Goiás, com 35. Todos estes são ídolos das camisas que vestem.

Há também os ateltas que no momento estão sem clubes. Em destaque, Robert, 37,Petkovic e Edmundo, de 36, Anderson Lima e Donizete Pantera, de 35, além de Juninho Paulista, de 34. Eles encerraram contratos com América/RJ, Santos, Palmeiras, Coritiba, Londrina e Flamengo, respectivamente.

Este é o mundo do futebol. Vencedora é a equipe que consegue mesclar a experiência dos “vovôs” com a versatilidade e vontade dos jovens.


Luciano Dias

Nenhum comentário: