terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Oscar do esporte mineiro

Aconteceu na noite do dia 28 de janeiro no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, a sétima edição do maior prêmio do esporte mineiro, o Troféu Telê Santana. Promovido pela Alterosa, com apoio do Associados Minas (Estado de Minas, Aqui, Guarani FM, e Portal Uai), o Troféu busca homenagear os destaques esportivos do ano. Estiveram presentes o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Anastásia, o vice-prefeito de Belo Horizonte, Ronaldo Vasconcelos, entre outros. Os blogueiros do Acréscimos foram convidados e eu, Pedro Rotterdan, fui representar o blog.

A primeira edição do evento foi realizada em janeiro de 2002, no Teatro Alterosa, e preimou os melhores de 2001. O prêmio ganhou destaque nacional e foi realizado no Palácio das Artes pela terceira vez.

O nome do troféu foi a mais justa homenagem que Telê Santana recebeu ainda em vida. Até a quarta edição, em 2005, o técnico do Brasil nas Copas de 82 e 86 esteve presente e, em 2006, ano de seu falecimento, ele acompanhou a noite de premiações no hospital Felício Rocho, onde estava internado. Mestre Telê, como é conhecido no esporte, foi o primeiro Campeão Brasileiro, comandando o time do Atlético em 1971; dirigiu a seleção brasileira de 1982 que, comandada por estrelas como Zico e Reinaldo, é considerada por muitos como a melhor seleção brasileira de todos os tempos; e foi bicampeão da Copa Libertadores e Mundial Interclubes comandando o São Paulo em 1992 e 1993.

Nos primeiros anos, o troféu homenageava somente jogadores e treinadores dos clubes mineiros das séries A, B e C do Brasileirão. Mas, a partir de 2004, passaram a ser premiados também os mineiros que foram destaque no interior, no Brasil e no mundo. A fórmula utilizada para escolha dos destaques é a seguinte: votação por telefone, onde o público escolhe; e votação do conselho notável, formado por ex-jogadores como Reinaldo, Luizinho, Nelinho, Paulo Isidoro, Palhinha, João Leite, Evaldo entre outros.

A seleção teve a seguinte formação:

1. Diego, goleiro ágil, atualmente no Almería da Espanha
2. Coelho, lateral direito rápido, apóia bem no ataque.
3. Marcos, zagueiro lento, mas tem forte marcação, e experiência.
4. Leandro Almeida, zagueiro com pouca experiência, mas com boa marcação.
6. Fernandinho, lateral esquerdo com velocidade, apóia muito bem no ataque.
5. Ramires, volante jovem, com forte marcação, domina bem o meio-campo.
8. Rafael Miranda, volante jovem, bom marcador, liga bem a defesa ao meio-campo.
7. Danilinho, meio-campo velocista, parte com a bola pra cima do marcador
10. Wagner, meio-campo armador, arma bem para os atacantes e é um excelente cobrador de faltas, ele também igualou a marca do zagueiro Cris com quatro conquistas.
11. Éder Luis, atacante velocista, parte com a bola pra cima e deixa o companheiro na cara do gol.
9. Alessandro, atacante matador, artilheiro da série B de 2007, excelente finalizador, está no Japão.
Técnico - Emerson Ávila, treinador campeão da série B com o Ipatinga.

Outras premiações:

Craque do ano: Alessandro
Revelação: Guilherme, atacante habilidoso e velocista do Cruzeiro.
Destaque interior: Ipatinga, pelo título da Série B
Destaques nacionais: Esporte Coletivo: categoria de base do Cruzeiro e seu treinador, pelos dois títulos nacionais conquistados em 2007 (Copa São Paulo de Futebol Júnior e Campeonato Brasileiro Sub-20). Esporte especializado: Frank Caldeira, pelo ouro conquistado na maratona do Pan-americano do Rio 2007.
Destaque Especial: Minas Tênis Clube, pelo título da Super Liga Masculina de vôlei e pelo título Sul-americano de Basquete.
Destaque Internacional: Thiago Pereira, que ganhou oito medalhas no Pan-americano de Rio sendo seis de ouro, uma de prata e uma bronze. Em 2007, ele conquistou um total de 47 medalhas e quebrou um recorde mundial.
Troféu Fair Player (jogo limpo) foi dado para os goleiros Juninho e Fábio pela campanha torcida Nº1 e arrecadaram várias toneladas de alimentos, para doações.

Foto: Alterosa


Pedro Rotterdan

Um comentário:

Anônimo disse...

Sem Dúvida essa foi uma das maiores premiações do esporte mineiro. A cada ano que passa essa festa aumenta mais e acredito que em breve será conhecida internacionalmente devido ao grande potencial motivacional que acontece na mesma.
Dentro de algum tempo acredito que A TV ALTEROSA, juntamente com a parceria do SBT farão um Tele santana em ambito Nacional.




Que bom que aceitarão o convite e esperamos vocês no proximo ano...