quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Mundiais de viradas históricas

Coluna Pedro Rotterdan - Pole Position

Durante vários anos, a F1 foi disputada com muita emoção. Mas na década de 1990, com os avanços tecnológicos, começamos a ver comapeões com quatro ou cinco corridas de antecedência. O alemão Michael Shumacher é uma prova viva disso. Nos mundiais entre 2001 e 2004 ele foi imbatível - campeão com no mínimo cinco corridas antes do término da temporada. Mas em 2005 e 2006 ficou sem o título devido algumas mudanças nas regras. Desde 2007 as equipes ficaram proibidas de usar tração nas rodas traseira, já que elas mantinham os pilotos mais tempo na corrida, impedindo as emocionantes rodadas nas pistas. Este ano, para haver mais equilíbrio das equipes, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) estipulou um valor máximo que as equipes poderiam gastar na temporada. Ou seja, com as escuderias em igualdade temos finais de campeonatos mais emocionantes.

Agora, por algumas linhas, vou assumir uma característica da coluna Memória e Calculadora, de nosso companheiro de blog Luciano Dias. Isso porque vamos relembrar algumas viradas nas últimas corridas do ano.

Em 1988 a rivalidade entre Ayrton Senna e Alain Prost só fez aumentar. Nesta temporada a pontução pelo título era diferente. Na briga pelo caneco, Prost fez 105 pontos, mas foram computados apenas 87. Já Senna, campeão desta temporada, marcou 94 sendo computados 90. A fómula contava apenas os 11 melhores resultados do ano. Na última corrida, em Adelaide, na Autrália, Prost venceu e Senna chegou em segundo e, como o Brasileiro tinha resultados melhores do que seu concorrente, conquistou pela primeira vez o título na F1.

Em 1976 a disputa pelo título foi entre Nikki Lauda e James Hunt, por sinal, emocionante durante toda a temporada. Lauda ficou sem correr durante três grandes prêmios devido a um grave acidente, mas recuperou a ponta da tabela e manteve a diferença de sete pontos até a última corrida. Mas, na largada, percebeu a pista muito molhada e decidiu encostar, deixando a corrida. Hunt, que chegou em terceiro lugar, marcou oito pontos, ficando um a frente de Lauda que foi duramente criticado por seus companheiros de F1. Depois da corrida, o piloto declarou que ficara com medo de se envolver em mais um grave acidente.

Em 1981, o GP que guadava as espectativas de título era o de Las Vegas. Três pilotos ainda estavam na briga pelo título: o argentino Carlos Reutemann (49 pontos), o francês Jacques Laffite (43) e o brasileiro Nelson Piquet (48). Tudo ia contra o brasileiro, já que a pista era muito travada e não permitia muitas ultrapassagens. Piquet consegiu terminar a prova em quinto lugar, após um esforço sobre-humano, enquanto o então lider da competição, Reutemann, terminou na oitava colocação. O brasileiro foi campeção pela primeira vez, com um ponto a mais que seu adversário, que é argentino. Nesta época, apenas os seis primeiros pontuavam, hoje são os oito melhores colocados.

Como dito, a partir de 2006 os GPs ficaram mais equilibrados. Prova disto foi o mundial de 2007, quando Hamilton recolocou a McLaren entre as melhores, batendo de frente com a Ferrari de Raikkonen e Massa. O piloto inglês chegou na última corrida com sete pontos de vantagem, mas devido a inexperiência (ele era estreante naquele ano), rodou na pista, e terminou a corrida em sétimo lugar. A Ferrari então fez um belíssimo jogo de equipe, fazendo com que Raikkonen ultrapassasse Massa, que estava na liderança e nos boxes. Assim, o finlandês ficou com a taça, numa corrida em que todos pensavam que o Hamilton seria campeão.

Este ano o GP do Brasil promete mais emoção. Vamos então ficar na espectativa. Massa X Hamilton, quem leva? O inglês mais uma vez esta em vantagem. Até quando vai suportar a pressão? Mas Massa também está pressionado, pode ser o primeiro brasileiro a ser campeão dentro do Brasil. Ficaremos então na espera. Sexta, dia 31, teremos treinos livres. No sábado, a partir da 14h, teremos os treinos classificatório. No domingo, às 15h, a grande corrida.

Há 20 anos surgia um novo campeão

30 de outubro de 1988. Sabe o que quer dizer esta data? Para quem acertou, parabéns. Para quem errou ou não se lembra, Ayrton Senna, aos 28 anos, era pela primeira vez campeão mundial de Fórmula 1 pela McLaren. Antes desta temporada, Senna passara alguns anos treinando e ganhando experiência pela equipe Lotus. Senna e Prost, companheiros de equipe, foram os únicos pilotos que tivram chances de título. Das 16 corridas da temporada, o brasileiro venceu oito, enquanto o francês venceu sete.

Imagem: globo.com

Nenhum comentário: