domingo, 19 de outubro de 2008

Hamilton com a mão na taça

Coluna Pedro Rotterdan - Pole Position
O inglês Lewis Hamilton venceu GP da China com méritos. Ele liderou a corrida de ponta a ponta. Nenhum piloto ofereceu perigo ao corredor da McLaren. Fernando Alonso perdeu a quarta posição para Kovalainen mas recuperou minutos depois. Massa e Raikkonen permaneciam nas mesmas posições em que largaram, mas perto do final da prova, o finlandês abriu para o brasileiro passar e não deixar Hamilton aumentar a diferença de pontos.

A corrida

Sem muita emoção, ao contrário do esperado, Hamilton não foi pressionado na largada e nem sofreu ataques de nenhum piloto na briga pela primeira colocação. Na 14ª volta, Massa entrou pit stop e Hamilton entrou para o reabastecimento na volta seguinte. A única emoção ficou por conta de Alonso, que ao perder a posição para Kovalainen, soube entrar bem na reta e entrar por fora na curva, reassumindo a quarta colocação. Manobra digna de um bicampeão mundial. Felipe Massa, ainda com pequenas chances de título, ultrapassou o companheiro de equipe faltando sete voltas para o final.

Nelsinho Piquet, que ainda não tem futuro certo para a próxima temporada, terminou a prova em oitavo lugar. Já Barrichello, indeciso vai ou não parar nesse ano, terminou a corrida em 11°.

Coincidência

Hamilton aumentou a diferença para sete pontos em relação a Felipe Massa. Essa distância de pontos é mesma que o piloto inglês tinha sobre Kimi Raikkonen na temporada passada, antes da última corrida. No ano passado, Hamilton não completou a prova e o título ficou para o finlandês.

Para o brasileiro ficar com o caneco, será necessário vencer a corrida e torcer para que Hamilton termine da sexta colocação para trás. Se Massa terminar em segundo, o inglês terá que ficar no máximo em oitavo. Somente essas duas colocações interessam à Felipe Massa. Se Massa ficar em primeiro e Hamilton ficar em sexto os dois empatam em pontos, 97 para cada. Neste caso, o título fica para o brasileiro, pois no primeiro critério de desempate Massa e Hamilton ficam com cinco vitórias cada, no segundo critério, o que daria o título para o brasilerio, Massa ficaria com 3 segundos lugares contra 2 de Hamilton. Ao piloto inlgês, basta apenas um quinto lugar para ficar com a taça.

Imagem: Uol

Nenhum comentário: