quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Melhor Superliga da história começa hoje

O especializado - Rafael Rebuiti


Ao contrário do futebol, em que todas as estrelas atuam no exterior, o vôlei brasileiro concentra a maior parte dos grandes nomes nas ligas nacionais. Nesta quarta-feira, 10 jogos abrem a Superliga masculina e feminina. A temporada 2008/2009 promete ser a mais emocionante dos últimos anos.

No feminino, grande parte da seleção campeã olímpica em Pequim (nove atletas) vai brigar pelo título. Já no masculino, a repatriação de nomes como o líbero Serginho, o levantador Marcelinho e os atacantes André Heller, André Nascimento e Samuel deixam a disputa mais equilibrada. Desta vez, cinco equipes têm reais chances de brigar pelo caneco, diferentemente dos últimos anos em que Minas e Florianópolis dominaram.

A competição

A Superliga continua no mesmo formato dos últimos anos. São 24 equipes: 12 no masculino e 12 no feminino. A primeira fase terá quatro turnos. As oito melhores colocadas pelo índice técnico irão compor a fase quarta-de-final; semifinal. Os dois times que se saírem melhor nesta fase vão para a finalíssima, disputada em jogo único, no ginásio do Maracanãzinho.

Os mineiros

Minas será bem representado nesta edição, tanto no masculino, quanto no feminino. Entre os homens participará as equipes do Betim e do Minas Tênis Clube. Entre as mulheres, teremos três times na disputa: o Minas, o Mackenzie e o Praia Clube de Uberlândia.

Novas Regras

Novas regras, aprovadas pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), foram adotadas pela edição deste ano. A primeira mudança se refere à invasão da linha central. Será permitido invadir a quadra adversária com qualquer parte do corpo, desde que os pés do jogador estejam parcialmente sobre a linha central ou dentro da quadra de sua equipe.

Não será permitida a invasão caso haja contato direto com o adversário. Outra modificação é em relação ao toque na rede. Só será falta quando o jogador tocar na parte superior da fita ou na antena. Os atletas poderão tocar na malha da rede desde que a ação não gere vantagem para a equipe, não atrapalhe o jogo do adversário, e a rede sirva de apoio ao realizar um movimento.


Imagem: Divulgação CBV

Um comentário:

Saulo disse...

A Superliga masculina e feminina vai ser emocionante esse ano.