sábado, 11 de outubro de 2008

Começa o nacional de basquete feminino

Coluna Paulo Henrique Marques - Cesta na Sexta

O basquete nacional começa a esquentar neste final de ano. A 11ª edição do Campeonato Nacional de Basquete Feminino começou na última terça-feira, 07, e promete ser diferente dos outros anos. Nove equipes disputam o torneio.

A superioridade paulista ainda é evidente. Mesmo sendo cedo para analisar as posições na tabela, com duas rodadas disputadas, os três melhores times até aqui são paulistas. Devemos considerar também, que dos noves clubes que disputam o nacional deste ano, seis são paulistas.

O time de Ourinhos briga pelo quinto título consecutivo na competição. Desde 2004, os times de São Paulo ficaram com a taça do nacional. Este ano, a equipe ocupa a terceira colocação, atrás apenas das meninas de Americana e do AD Santo André.

Mas tem gente querendo estragar a festa. A equipe do Sport, de Pernambuco, vem com força total em busca de seu primeiro título. O clube comandado por Roberto Dornelas ocupa a quarta colocação na tabela de classificação e mostra indícios que tem pretensões maiores para este ano.

Um fato interessante a se observar no campeonato: as partidas estão mais intensas do que em anos anteriores. A disputa e a qualidade também aumentaram. Estamos ainda na primeira semana dos jogos, mas a tendência é que o nível se eleve consideravelmente no decorrer da temporada.

A segunda semana do Nacional de Basquete Feminino começa no próximo domingo, 12, com duas partidas às 17 horas. O AD Santo André joga em casa contra a equipe de Americana, que está na liderança da competição. E em São Bernardo do Campo, a equipe da casa enfrenta o lanterna São Caetano.

Vale lembrar que o torneio é disputado em turno e returno na primeira fase e as quatro melhores equipes disputam a semifinal. Esta fase e a final serão disputadas em melhor de cinco jogos. Sendo que a primeira, segunda e quinta partidas serão jogadas na quadra da equipe melhor colocada na primeira fase.

imagem: CBB

Nenhum comentário: