sábado, 18 de outubro de 2008

Luta pelo título segue acirrada na F1

Coluna Pedro Rotterdan - Pole Position

A China volta a ser palco de um grande espetáculo, cerca de três meses após o término das Olimpíadas de Pequim. Desta vez, Xangai é o centro das atenções já na reta final da F1 2008. Promessa de grandes emoções entre Felipe Massa e Lewis Hamilton. Os dois seguem firmes na briga pelo título da F1 e o treino classificatório desta madrugada de sábado prova isto. O inglês, que corre pela McLaren, vai largar na primeira colocação seguido pelo finlandês Kimi Kaikkonen. Na segunda fila, Massa larga em terceiro lugar, na frente do espanhol Fernando Alonso, vencedor dos dois últimos GP’s.


Já os brasileiros Nelsinho Piquet e Rubens Barrichello não passaram da segunda fase de classificação e vão largar em 10º e 13º, respectivamente. O destaque negativo fica para o escocês David Coulthard, que segue com desempenho ruim pela RBR e larga apenas na 15ª posição.


Hamilton está cercado


Maior favorito ao título deste ano, o inglês largará cercado de pessoas que não querem vê-lo campeão nesta temporada. Kimi Raikkonen, que há duas semanas declarou que irá ajudar Massa, deve tentar
atrapalhar Hamilton na largada, já que Felipe vem logo atrás. Fernando Alonso, antigo companheiro do inglês na McLaren, também declarou que prefere ver o brasileiro como campeão. Assim, Hamilton está ilhado, e pode mais uma vez, perder um título mundial se não deixar o nervosismo de lado. Heikki Kovalainen, companheiro do inglês na F1, nada poderá fazer, pelo menos na largada, porque sai em quinto lugar.


O Circuito


A corrida no circuito de Xangai promete muita emoção na sua quinta edição. A pista contém alguns trechos em que o piloto pode rodar e ir parar na caixa de areia, principalmente nas três curvas mais acentuadas. Neste circuito serão dadas 56 voltas. A melhor volta que deu a um piloto o direito de largar na Pole pertence ao brasileiro Rubens Barrichello, 1m34s012 (2004). A volta mais rápida é do alemão Michael Schumacher, 1m32s238 (2004). Em 2007, o vencedor foi Kimi Raikkonen, seguido por Fernando Alonso e Felipe Massa. Nas quatro edições da corrida nenhum piloto repetiu uma vitória. Os outros vencedores foram: em 2004 Barrichello, o primeiro piloto a vencer uma prova em Xangai; Fernando Alonso em 2005; e Schumacher em 2006.

Imagem: Acréscimos

Um comentário:

Anônimo disse...

O lance é torcer pros dois carros da primeira fila se chocarem logo na primeira curva e saírem da corrida.