segunda-feira, 28 de junho de 2010

Novela mexicana

Luciano Dias (@jornlucianodias)

Uma nação da América que é apaixonada pelo futebol e que possui belas praias. Parece que estou falando do Brasil né?! Mas, o destaque deste post é o México, que neste domingo (27) foi eliminado nas oitavas de final da Copa. Os mexicanos perderam para a Argentina por 3 a 1, em Joanesburgo.

As coincidências entre Brasil e México no futebol se resumem apenas na paixão. Em termos de conquistas e de produção de craques, por exemplo, os mexicanos ficam bem para trás. Mais precisamente preso às oitavas de finais.

Os números recentes do México nas Copas apontam para uma maldição. A seleção foi eliminada nas oitavas nos últimos cinco Mundiais. Parece até novela mexicana, com aqueles finais que todos esperam. Ou mesmo o seriado Chaves, com capítulos sempre repetidos.

Em 1994, nos Estados Unidos, o time do irreverente goleiro Jorge Campos saiu para a Bulgária, na disputa de pênaltis. Quatro anos mais tarde, na França, os mexicanos caíram para a Alemanha. O preço da queda foi 2 a 1. Mesmo placar da derrota para os Estados Unidos, em 2002, na Copa do Mundo do Japão e da Coreia do Sul.

Nos dois últimos Mundiais, na Alemanha e agora na África do Sul, os algozes mexicanos foram os argentinos. Em 2006, nossos hermanos venceram os tricolores por 2 a 1, com um gol de Maxi Rodriguez na prorrogação.

De fato, o México nunca entra em um Mundial como uma das forças principais. No entanto, tem status de uma equipe que pode incomodar os gigantes. Apenas status mesmo. Na prática é bem diferente. Mesmo sendo um país apaixonado pelo futebol, o México não consegue evoluir.

Nestas últimas Copas, a seleção até levou bons jogadores, como Bernal, Jorge Campos, Hernandez, Garcia Aspe, Borguetti, Blanco, Rafa Marquez e Giovani dos Santos. Mas, pelo que podemos observar, é mais do que insuficiente para transpor a barreira das oitavas de final.

A esperança de dias melhores para o México em Copas recomeça no Brasil, em 2014. Sinceramente, eu não dúvido muito de como vai ser o final dessa próxima novela mexicana.

Recorde ingrato

Para piorar ainda mais a situação, o país sede de duas Copas do Mundo (1970 e 1986), acumula agora um recorde desagradável. Com este revés diante da Argentina, o México, com 24 derrotas em Mundiais, é a seleção que mais perdeu na História das Copas.

Nenhum comentário: