terça-feira, 1 de junho de 2010

Raio-x da Copa

Luciano Dias (@jornlucianodias)

Grupo H

Seleções: Espanha, Suíça, Honduras e Chile
Palpite: Espanha e Chile

Espanha
Mais uma oportunidade de despachar a fama de "amarelona". Alguns passos já foram dados. A Fúria conquistou a Euro 2008 e teve 100% de aproveitamento nas Eliminatórias. O técnico Vicente Del Bosque tem nas mãos uma geração muito talentosa. Jogadores consagrados.

Casillas é um dos melhores goleiros do mundo. O setor defensivo mescla a experiência de Marchena e a vitalidade de Piqué. Marcos Senna, Fábregas, Xavi e Iniesta dão qualidade e rapidez ao meio campo. No ataque, David Villa e Fernando Torres mostram uma sintonia incrível. No papel, a Espanha é favorítissima. Mas, o rótulo histórico pode atrapalhar a busca pelo título inédito.

Suíça
A geração talentosa, campeã Mundial sub-17 em 2009, ainda não estará presente na África. Para esta Copa, a torcida vai ter que se contentar, mais uma vez, com um time muito marcador, com pouca qualidade ofensiva. Em 2006, por exemplo, a Suíça se transformou na primeira seleção da história a ser eliminada de uma Copa do Mundo sem sofrer sequer um gol. Os suíços caíram na fase de oitavas de final, diante da Ucrânia, na disputa de pênaltis.

Nas Eliminatórias, a equipe ficou em primeiro lugar em uma chave muito fraca. Ficou marcada pela derrota para a inocente seleção de Luxemburgo. O destaque da Suíça não estará dentro de campo. O técnico alemão Ottmar Hitzfeld, campeão da Champions League por clubes como Borussia Dortmund e Bayern de Munique, é a grande esperança dos torcedores.

Honduras
O time não deve passar da primeira fase. Tem tudo para ser o saco de pancadas do grupo. O que não é motivo de tristeza para os torcedores. Os hondurenhos, em tempos de crise política, comemora a ida para a Copa pela segunda vez. Foi até feriado em Honduras. No primeiro e único Mundial, em 1982, na Espanha, o país ficou em último lugar no grupo.

O destaque é o atacante da Internazionale (ITA) David Suazo. O veterano Carlos Paván também é ídolo. Ele é o maior artilheiro da história de Honduras, com 56 gols. Um deles, talvez o mais importante, foi feito na vitória sobre El Salvador, que deu a classificação ao país.

Chile
O time não tem a mesma força dos tempos da dupla Salas e Zamorano. Mas, o Chile está com uma boa geração. O técnico argentino "El Loco" Bielsa conta com nomes, como o meia Martín Fernandez, do Sporting (POR), Sanchez, da Udinese (ITA), Suazo, do Zaragoza (ESP) e Mark Gonzales, do CSKA (RUS). O ex-palmeirense Valdívia também é uma boa opção.

O segundo lugar nas Eliminatórias animou a torcida. Talvez, o grande problema chileno é a baixa estatura dos jogadores. Na primeira fase, por exemplo, pode ser problema contra a Suíça.

Nenhum comentário: