quinta-feira, 17 de junho de 2010

O declínio dos "Le Bleus" 2

Luciano Dias (@jornlucianodias)

Dois jogos - um empate e uma derrota. Nenhum gol marcado. Esta é, por enquanto, a campanha da França na Copa da África do Sul. O interessante é que os franceses já viveram este filme de terror em 2002. Naquele Mundial, disputado na Coréia e no Japão, os "Le Bleus" tiveram que entrar no último jogo, contra a Dinamarca, tendo que vencer a qualquer custo. Mas, ao contrário, a equipe perdeu para os dinamarqueses por 2 a 0.

A França tinha o papel principal em 2002, mas teve atuações muito discretas. Não fez nenhum gol. Saiu do filme logo no começo. Os atacantes Djibril Cisse e Thierry Henry, reservas da atual seleção, estavam naquela "inesquecível" equipe.

Algumas cenas da África são parecidas com as de 2002. O Uruguai, que empatou com os franceses na estreia, também teve participação especial na Copa da Coréia e do Japão. E a atuação da Celeste foi a mesma - 0 a 0 contra a França nos dois Mundiais.

Na Ásia, tinha um africano chamado Senegal, que logo na estreia roubou a cena e venceu os franceses por 1 a 0. Em 2010, é a África do Sul que faz o papel do continente. Só que desta vez os africanos vão aparecer apenas na última cena da chave.

Outra coincidência no drama: em 2002, os "Le Bleus" também estavam no grupo A. Será maldição?

Veja a campanha da França no Mundial da Coréia e do Japão e confira como está a situação este ano:


A cartada francesa no Mundial da África será jogada no dia 22, em Bloemfontein. Quem sabe, desta vez, o roteiro seja diferente e os "Le Bleus" tenham um final feliz no "temido" grupo A.

Nenhum comentário: