domingo, 27 de junho de 2010

PERFIL: Da terra dos cangurus para as pistas de F1

Pedro Rotterdan (@protterdan)

Agora é assim: aos domingos você vai conhecer melhor quem são os homens que arriscam suas vidas andando acima de 200 km/h. Isso mesmo caro leitor, os pilotos de F1. Além deles, vamos conhecer também mais sobre os brasileiros e os principais velocistas de outras categorias mundo a fora. Então se não tem F1 vamos conhecer pilotos de outras categorias.

Australiano, 34 anos. Palavrão preferido? F@#$-se. Lazer? Cerveja com familiares e amigos mais próximos. Amante declarado de esportes radicais, nas horas vagas pratica ciclismo. Já jogou rugby e é dono de um restaurante que serve comida italiana na Inglaterra.

Esse é Mark Webber, que todo final de ano promove, na Ilha da Tasmânia, sul da Austrália, o “Desafio Mark Webber”. São dez dias de caminhadas, corridas de caiaque, subidas de montanhas e de ciclismo num percurso superior a mil quilômetros. Bem a cara desse piloto, que gosta muito de esportes radicais. Tudo para levantar fundos para entidades que lutam diariamente contra o câncer infantil.

Na Fórmula 1 desde 2002, os números ainda são pequenos e não devem aumentar por causa da idade já avançada. O australiano já participou de nove temporadas (contando com a atual) e chegou a quatro vitórias, 14 pódios, uma pole, 272 pontos e 149 corridas. O curioso é que este ano ele já conquistou 103 pontos, duas vitórias e quatro pódios em apenas nove corridas.

Webber é o piloto mais rápido do mundo - na opinião deste blogueiro - aos sábados, quando são definidas as posições para a corrida. Até o fim de 2008 era assim: o bom lugar na hora da largada não era aproveitado durante a corrida. Agora, além das boas posições, nos treinamentos, Weber está mudando o final da história. Desde o ano passado, quando a RBR melhorou o carro, o piloto briga pelas primeiras posições também no pódio final. Em quarto lugar na classificação geral, Webber está a uma vitória do primeiro colocado.

Mesmo fora, Webber influencia resultado da corrida

Um impressionante acidente tirou Mark Webber do GP de Europa, realizado neste domingo (27) em Valência, na Espanha. Felizmente ele saiu sem nenhum arranhão e andando. O piloto foi salvo pela entrada de ar que fica acima da cabeça e faz parte da célula de sobrevivência. Mesmo fora da prova, o acidente do australiano mudou a posição de vários pilotos, com a entrada do safety car. Dois brasileiros foram atingidos por essa mudança. Barrichello, que estava na sétima colocação, pulou para o quarto lugar. Já Felipe Massa perdeu dez posições e foi parar na 14ª posição. O acidente também prejudicou Fernando Alonso, da Ferrari - da quinta colocação, foi parar em nono.

Como na Copa do Mundo, hoje não era dia de Inglaterra. O alemão Sebastian Vettel, da RBR, deixou os britânicos Louis Hamilton e Jenson Button pra trás, vencendo após liderar de ponta a ponta. A entrada do carro de segurança não afetou esses três pilotos e Vettel teve uma vitória tranquila liderando de ponta a ponta.

Na Classificação Geral, Hamilton continua na liderança com 127 pontos, seguido de Button, com 121, Vettel, com 115, e Webber, 103. Entre os brasileiros, Felipe Massa é o oitavo com 67 tentos e Barrichello, 11º com 19 pontos. Bruno Senna e Lucas di Grassi ainda não pontuaram.

Nenhum comentário: