segunda-feira, 7 de junho de 2010

Resumão do especializado

Rafael Rebuiti (@rafaelrebu)

O fim de semana esportivo teve como destaque a consagração definitiva de Rafael Nadal como o Rei do Saibro. Conhecemos um novo campeão no basquete brasileiro e, na final da NBA, acompanhamos o equilíbrio ente Celtics e Lakers. Nas pistas, emoção na Fórmula Indy e na Motovelocidade. No atletismo, Fabiana Murer se firmou como a melhor saltadora do mundo.

Atletismo:

O fim de semana foi de campeonato Ibero-Americano de atletismo, na Espanha. O Brasil se destacou com vários atletas subindo ao pódio. Nas provas de velocidade, o país foi ouro nos 100 metros rasos feminino com Ana Cláudia Lemos (11s38). No masculino, Nilson de Oliveira (10s24) conquistou a primeira colocação. Já nos 5000 metros, Marilson Gomes dos Santos ficou com a prata. Também em segundo lugar apareceu Vanessa Sales no salto em distância. Com o bronze, ficaram Jardel Gregório (salto triplo), Sabine Heitling (3.000m com obstáculos) e Wagner Domingos (lançamento do martelo).

Porém, o grande destaque foi Fabiana Murer, que, além de conquistar a medalha de ouro, fez a melhor marca do ano no salto com vara. Ela cravou a marca de 4,85m e estabeleceu o novo recorde sul americano da modalidade.

Basquete:

O Brasil conheceu neste domingo seu novo campeão de basquete. Depois de dois anos de hegemonia rubronegra, o time de Brasília levantou o caneco de 2010, numa partida decidida no detalhe e somente no último minuto. O placar de 76 a 74 mostrou como foi equilibrada decisão da NBB entre o time da capital federal e o Flamengo. A série foi decidida apenas na última partida.

Já no maior torneio de basquete do mundo, os Celtics empataram a série contra os Lakers por 1 a 1 com uma vitória em Los Angeles por 103 a 94. Agora, o time de Boston terá três partidas em casa para ampliar a vantagem. Os destaques do jogo ficaram por conta de Ray Allen, que marcou 32 pontos (cestinha da partida), e Rajon Rondo, que foi fundamental no ataque e na defesa com um triplo-duplo (19 pontos, 12 rebotes e 10 assistências).

Velocidade:

Sobre duas rodas, o destaque ficou com o Campeonato Mundial de Motovelocidade, no GP da Itália. O espanhol Dani Pedrosa largou na pole position, dominou toda a corrida e conquistou, sem grande dificuldade, em Mugello, a quarta etapa da temporada. Com o resultado, ele passa à segunda colocação na competição, com 65 pontos. Seu compatriota Jorge Lorenzo chegou em segundo e aumentou ainda mais a vantagem na classificação, com 90 pontos.

Porém, o destaque negativo ficou por conta da queda do eneacampeão mundial Valentino Rossi nos treinos livres de sexta-feira. Ele sofreu fratura exposta na perna direita e deve ficar dois meses fora das pistas.

Já sobre quatro rodas, a Fórmula Indy foi o grande destaque do fim de semana com a prova noturna do Texas. Sem o brilho dos brasileiros, a vitória ficou com o americano Ryan Briscoe, seguido pela musa Danica Patrick. O piloto nacional mais bem colocado foi Tony Kanaan, que chegou na sexta posição.

Lutas

Neste final de semana, a delegação brasileira de judô disputou a etapa de Madrid do circuito Mundial. O país teve grande destaque, com duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, terminando na primeira posição no quadro de medalhas (entre 27 países). Todas as conquistas foram conseguidas neste domingo, último dia da competição.

Tênis:

O fim de semana foi de decisão em Roland Garros, um dos mais importantes campeonatos do tênis mundial. Na chave masculina não houve surpresas. O espanhol Rafael Nadal conquistou com facilidade seu quinto título no torneio e se consagra de uma vez por todas como o Rei do Saibro. Com o título, ele retoma o 1º lugar no rank da ATP que também tem como destaque o brasileiro Tomaz Bellucci, que aparece no 24º posto.

Já na chave feminina, a zebra apareceu em Paris com a vitória da Italiana Schiavone, que derrotou a australiana Samantha Stosur. Agora, aos 29 anos, ela está entre as dez melhores tenistas do mundo pela primeira vez na sua carreira.

Vôlei:

O Brasil estreou neste fim de semana na Liga Masculina de Vôlei com duas vitórias sobre a seleção da Bulgária, na cidade de Uberlândia. Foram duelos difíceis vencidos com a experiência de jogadores como Giba, Murilo e Rodrigão, mesclado com a juventude de Bruninho, Vissoto e Lucão. No fim, o Brasil venceu por 3 a 1 e 3 a 2.

Nenhum comentário: