sexta-feira, 18 de junho de 2010

Campeonatos de categorias de base efervescem no Estado

Paulo Marques (@paulo16marques)

Enquanto todas as atenções estão voltadas para a África do Sul, onde acontece a Copa do Mundo de Futebol, nós, do Acréscimos, não esquecemos dos demais esportes que acontecem no Brasil e principalmente em Minas Gerais.

Hoje, 18, acontecem jogos referentes ao campeonato Estadual de Basquete – Região Metropolitana – das categorias Sub-14 e Sub-16. Pela primeira categoria, a equipe A, do Olympico/Soma, recebe, às 17h30, no Olympico Clube, os atletas do Magnum Esportes. Já às 19 horas, as duas equipes voltam ao mesmo ginásio com os atletas da categoria Sub-16.

O Campeonato Estadual de basquete atualmente acontece da categoria Sub-13 à Sub-19. Amanhã, 19, acontecem mais duas partidas: Pela Sub-15, o Olympico/Soma enfrenta o Minas Olímpica Mackenzie, no Olympico Clube, às 14h30. E no mesmo horário, no ginásio do Mackenzie, os donos da casa recebem o Magnum, partida válida pela categoria Sub-17.

Mesmo com toda boa vontade de divulgar as ações da Federação Mineira Basquete (FMB), ainda é muito precária a obtenção de informações, junto à entidade. As notas oficiais das rodadas são sempre publicadas no site, mas com uma forma muito complicada de entendido. No site não se encontra números de participantes, classificação, estatísticas, etc. Informações básicas para a divulgação dos torneios.

Hoje, o basquete no Brasil é o terceiro esporte de adesão do público. Mesmo com a adaptação realizada através do Novo Basquete Brasil (NBB), liga adulta profissional, a divulgação do que acontece no esporte ainda é baixa. Pra se ter uma idéia, o NBB só ganhou destaque com a final entre Universo/BRB/Financeira Brasília e Flamengo, que, na ocasião, os candangos levaram a melhor.

Além de prezar por investimentos na base, é preciso também pensar em difusão da informação. Esse é o caminho para agremiar mais adeptos ao esporte e, com isso, conseguir mais investimentos e parcerias para o desenvolvimento do basquete brasileiro.

Nenhum comentário: