quinta-feira, 17 de junho de 2010

Resumão do especializado

Rafael Rebuiti (@rafaelrebu)

Em época de Copa do Mundo, a mídia esportiva do país se limita em apenas falar do maior torneio de futebol do planeta. Mas, aqui no Acréscimos, a notícia dos outros esportes não param. O resumo desta semana vai trazer as emoções da final do mais importante campeonato de basquete do mundo, os preparativos para o torneio de Winbledon, a decepção brasileira na Fórmula Indy e Fórmula 1 e a decepção do vôlei masculino que perdeu sua primeira partida na Liga Mundial. Se liga!

Basquete

A decisão da Liga norte americana de basquete reflete o que foi a temporada 2009/2010. Muito equilíbrio do começo ao fim. O resultado é que teremos, nesta noite, o sétimo e último jogo da série entre os Lakers e os Celtics.

Na última terça feira (15), o time de Boston poderia ter deixado Los Angeles com o título na bagagem, mas Kobe Bryant e companhia acabaram com a festa dos Celtics com um basquete de alto nível A vitória tranquila de 89 a 67 faz com que os Lakers cheguem para a sétima partida com moral e vantagem por disputar o título em casa.

Se na NBA não temos brasileiros na final, na liga espanhola, a principal do basquete europeu, o time do pivô Thiago Splitter e do armador Marcelinho Huertas venceu a equipe do Barcelona na série decisiva por 3 a 0. De quebra, o pivô brasileiro foi eleito o melhor jogador da Liga e da final, fato que traz esperanças para o basquete brasileiro, que no próximo mês disputa o campeonato mundial com todos os seus astros confirmados.

Esporte a motor

O automobilismo brasileiro vive uma temporada pra ser esquecida. Na Fórmula 1, os pilotos nacionais vão de mal a pior. Por começar com os estreantes Bruno Sena e Lucas di Grassi. Seus carros de nível GP2 servem apenas para atrapalhar o andamento da corrida. Rubens Barrichelo, depois de ter uma última temporada disputando título na NBR, hoje, quando completa uma corrida, chega nas posições intermediárias.

Felipe Massa era a esperança do povo brasileiro. Porém, com um carro que não se acerta e com a falta de paciência demonstrada na ultima corrida, ele está tomando um banho de pilotagem do seu companheiro Fernando Alonso. Na última corrida, disputada no Canáda, Massa se envolveu em acidentes, na largada, caindo para a última posição; e no fim da corrida, quando disputava a nona posição com o alemão Michael Shumacher. O resultado fez com que Massa desista desta temporada e já trabalhe seu carro para o próximo ano.

Na Fórmula Indy, a história não é diferente. Numa categoria que conta com a presença de vários brasileiros , o mais bem colocado é Helio Castroneves, que aparece em quarto com 35 pontos. Os outros brasileiros no ranking são Tony Kanaan, em oitavo, Vitor Meira, em 12º, Raphael Matos, em 14º, Mario Morais, em 15º, Bia Figueiredo, em 29º e Bruno Junqueira, em 35º. O líder é o escocês Dario Franchitti.

Natação:

Belo Horizonte não será mais sede de importantes eventos da natação brasileira e mundial. A CBDA anunciou nesta quarta feira (16) que a etapa da Copa do Mundo de Natação deste ano será no Rio de Janeiro, nos dias 10 a 12 de setembro. A competição que, de 2004 a 2008, era disputada em BH passou para a cidade carioca por ser lá a sede das Olimpíadas de 2016. Outra perda para a natação mineira foi a mudança de lugar do troféu José Finkel que estava marcado para as piscinas do Minas Tênis Clube. Tudo por conta da falta de hotel na capital mineira.

Estas perdas para o esporte mineiro mostram a falta de estrutura de Belo Horizonte para receber eventos de grande porte. Agora fica uma pergunta: como será na Copa de 2014?

Tênis

O Torneio de Wimbledon, terceiro Grand Slam da temporada, começa na próxima segunda-feira (21). Os favoritos já estão em Londres, treinando nas quadras do All England Club, local do torneio.

O número 1 do mundo, Rafael Nadal, campeão em 2008 e vice em 2006 e 2007, volta a Wimbledon pela primeira vez desde que levantou o troféu. Ano passado, por causa de uma tendinite nos joelhos, ele não disputou o tradicional torneio.

Roger Federer, atual detentor do título, terá a honra de fazer a primeira partida e manter a tradição do Grand Slam britânico: o campeão é sempre o primeiro a jogar na famosa Quadra Central.

Maria Sharapova também já bate sua bolinha nas quadras de treino do clube. A russa, ex-número 1 do mundo , não faz uma boa campanha em Grand Slams desde Roland Garros/2009. Nos últimos quatro Slams disputados, ela não passou da terceira rodada.

Vôlei:

O Brasil foi irreconhecível frente a Holanda, em partida realizada pela 1ª fase da Liga Mundial de Vôlei. Com a derrota por 3 a 0, o Brasil caiu para a vice liderança do grupo. Na competição ,o país tem três vitória e uma derrota. Agora, os comandados de Bernardinho enfrentam, no próximo fim de semana, a limitada seleção da Coréia do Sul no estádio do Maracanãzinho.

Nenhum comentário: