sábado, 20 de dezembro de 2008

Ourinhos conquista o quinto título consecutivo


O 11º Campeonato Nacional de Basquete Feminino chegou ao fim nesta última sexta-feira, 19, e as meninas da equipe de Ourinhos conquistaram o pentacampeonato, com uma ressalva: cinco títulos consecutivos.

Foi notória a campanha das paulistas que dominaram todo o campeonato. Na fase de classificação terminaram em primeiro lugar e na final venceram, na melhor de cinco partidas, o time de Americana por 3 x 1.

Na final, os dois primeiros jogos são na casa da equipe com melhor campanha, depois mais dois jogos na casa das adversárias e, se precisar, uma quinta e última partida, de novo na casa do time com melhor campanha.

O campeonato quase acabou na última segunda-feira, 15. Usando a vantagem de jogar as duas primeiras partidas em casa, Ourinhos venceu e ficou a um jogo do título. Mas em casa, e num jogo eletrizante, a equipe de Americana superou as rivais por um placar super apertado: 74 x 73.

Então a superioridade de Ourinhos mais uma vez entrou em quadra. Nem precisou da quinta partida. As pentacampeãs venceram as concorrentes por 71 x 61 mostrando que a porque foi a melhor equipe durante toda a competição.

O Nacional Feminino deste ano foi um dos melhores. Mesmo com o evidente domínio das equipes paulistas, ficou claro que ainda existem pessoas preocupadas com a qualidade deste esporte.

Neste fim de ano, os dirigentes do basquete brasileiro devem repensar algumas políticas, para não repetirmos o fiasco como foi o das Olimpíadas de Pequim. Nos outros países, e evidenciando os nossos hemanos argentinos, o investimento nas equipes e a capacitação dos atletas está formando uma geração vitoriosa.

Vamos esperar que o próximo no ano, os campeonatos sejam ainda mais eletrizantes, como foi o feminino de 2008.

imagens: CBB


Paulo Henrique Marques

Um comentário:

Saulo disse...

Esse Ourinhos é de ouro.