quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Inter cada vez mais internacional

Coluna Luciano Dias - Memória e calculadora esportiva

Prestes a completar cem anos, os torcedores do Internacional-RS podem comemorar. O título da Copa Sul-Americana, conquistado nesta quarta-feira, após o empate em 1 a 1, na prorrogação, contra o Estudiantes-ARG, manteve uma agradável rotina para o time gaúcho.

Em dois anos, o Colorado conquistou quatro inéditos títulos internacionais: Libertadores e Mundial, em 2006; Recopa, em 2007; e a Copa Sul-Americana deste ano. Até mesmo a Conmebol se curvou aos gaúchos. Para a entidade, que comanda o futebol das Américas, o Colorado virou "o clube mais internacional" do Brasil. Na véspera da decisão, a entidade publicou em seu site oficial que a equipe gaúcha estava bem próxima de ser a única do país a ter todos os títulos oficiais possíveis.

O Memória e calculadora esportiva desta quinta-feira relembra 2006, o ano inesquecível para o Inter. Depois de perder o Campeonato Gaúcho para o Grêmio, o Colorado finalmente conquistou um título internacional. Treinado por Abel Braga, a equipe venceu a Copa Libertadores, com o Beira Rio recebendo quase 60 mil pessoas. O time enfrentou o São Paulo (campeão mundial em 2005) e empatou por 2 a 2, gols de Fernandão e Tinga. Placar interessante para os os comandados de Abel Braga, já que na primeira partida, no Morumbi, o time havia vencido por 2 a 1.

Com a vaga garantida no Mundial de Clubes da FIFA, o Inter manteve a boa fase no Brasileirão. Mesmo tendo utilizado o time reserva em boa parte da competição, o grupo colorado conseguiu terminar na vice-liderança. Mais um feito inédito na história do futebol brasileiro, pois nenhum clube que conquistou a Libertadores havia terminado entre os dois primeiros colocados do Campeonato Brasileiro do mesmo ano.

Mas, o melhor ficou para o dia 17 de dezembro. O time conquistou, enfim, o Mundial de Clubes da Fifa (foto), depois de vencer o todo poderoso Barcelona, por 1 a 0, em Yokohama, no Japão. Por ironia, o herói da conquista foi Adriano Gabiru, meia contestado pela torcida, que saiu da reserva para fazer o gol mais importante da história do Clube.

Planejamento

Até 2006, os torcedores gremistas se vangloriavam, já que os colorados não apresentavam na sua extensa lista de conquistas nenhum título internacional. Durante a segunda metade da década de 80 e a década de 90, o Inter viu seu maior rival conquistar diversos títulos - regionais, nacionais e internacionais. Em alguns Brasileiros, a equipe brigou para não cair, como em 1998, quando Dunga, hoje comandante da seleção, salvou os colorados com um gol de cabeça, contra o Palmeiras, no Beira-Rio.

De fato, o planejamento foi a principal característica do Saci nos últimos anos. O clube conquista títulos consecutivos desde 2002. Boa parte deste sucesso se deve ao comando do presidente Fernando Carvalho. Com ele, o Colorado voltou a disputar competiçőes sul-americanas, depois de um longo tempo afastado do cenário internacional. O time fez caixa, com as conquistas e com as vendas de importantes revelações, como Lucio, Fábio Rochemback, Rafael Sóbis, Alexandre Pato, Daniel Carvalho e Nilmar (os dois últimos retornaram ao clube).

O Inter comprova ainda mais a sua força através de seu número de Sócios. Hoje conta com quase 80 mil sócios, o maior do Brasil. Na América, perde apenas para o River Plate.

2 comentários:

Vinicius Grissi disse...

Depois de muitos anos "sombrios", com poucos títulos, o Internacional conseguiu chegar ao topo. Justo. É um time que se preparou para o sucesso.

Saulo disse...

Foi uma conquista brilhante!