domingo, 16 de novembro de 2008

São Paulo e Grêmio polarizam a busca pelo título do Brasileirão

Na última rodada, fiz uma análise e questionei se o campenato estava decidido. Bem, decidido ainda não está, mas agora, São Paulo (1º) e Grêmio (2º), além do Flamengo (3º) correndo por fora, polarizaram a busca pelo caneco. Na última rodada eram cinco concorrentes, porém Cruzeiro (4º) e Palmeiras (5º) levaram 5 a 2 e praticamente deram adeus ao sonho de conquistar o Brasileirão. O time celeste foi goleado pelo desesperado Náutico (16º), no estádio dos Aflitos, enquanto o Verdão perdeu para o concorrente Flamengo, no Maracanã.

Na rodada com maior média de gols do campeonato - 41 (4,1 por partida) - o São Paulo fez o dever de casa no Morumbi e venceu o Figueirense (19º) por 3 a 1 e está perto do tri. Já o Grêmio mostrou força no Olímpico e derrotou o Coritiba (8º) por 2 a 1.

E a briga pelo rebaixamento? Está quente também. Portuguesa (18º), Figueirense e Vasco (17º) se complicaram. A Lusa foi derrotada, de virada, para o também desesperado Fluminense (15º), no Maracanã, por 3 a 1, enquanto o Vasco tomou 4 a 1 para o ascendente Atlético-MG (10º), na quarta-feira. O lanterna Ipatinga goleou o Sport (12º), no Ipatingão, por 3 a 0, mas continua em situação muito complicada. Já Náutico, Fluminense, Santos (13º), que fez 1 a 0 no Inter (7º) na Vila Belmiro, e Atlético-PR , que venceu o Vitória (11º) por 2 a 1 na Arena, conseguiram importantes triunfos e respiraram nesta rodada.

Tem também confronto de equipes que não buscam mais nada na competição. Goiás (6º) e Botafogo (9º), já classificados para a Sul-Americana, se enfrentaram em Itumbiara (o Goiás foi punido por incidentes na partida contra o Cruzeiro no dia 2 de novembro). Melhor para a equipe esmeraldina que fez 3 a 1 com show de Paulo Baier.

Indefinições e equilbrio. Termos que regem o campeonato. Mas um fato é quase certo. O Brasileirão 2008 deve ser mesmo do tricolor. Paulista ou gaúcho? Façam suas apostas.


Luciano Dias

3 comentários:

Anônimo disse...

Complicada a situação do cruzeiro.
O time é muito irregular e todo ano ilude a torcida.

Infelizmente o título deve ir para o São Paulo.

Vinicius Grissi disse...

Pobre Grêmio...não tem chance nenhuma contra o poderoso São Paulo.

Saulo disse...

O título vai ficar entre São Paulo e o Grêmio. Acredito que o São Paulo vai conquistar mais um título, mas tudo pode acontecer nessa reta final.